PROVA DE AMOR

Com a chegada do “mês dos namorados”, torna-se frequente vermos casais apaixonados declarando seu amor através de atitudes atípicas, como declarações de amor em lugares públicos, pedido de casamento em lugares incomuns, presentes luxuosos, passeios magníficos, carros de som, fogos, serenatas e tudo mais, o que muitos chamam de prova de amor.

Sempre achei toda forma de demonstração de carinho muito bacana, pois se uma vida feliz é baseada em momentos de felicidade, esses momentos se enquadram perfeitamente dentro dessa analogia, refletem o encantamento, a paixão e a alegria vivida entre as pessoas naquele momento.

Porem, tenho a impressão de que as pessoas não andam separando muito bem o “joio do trigo”, ingenuamente andam deturpando o significado de “prova de amor” que ao meu ver trata-se de algo completamente diferente de tudo isso, algo maior que dificilmente vemos em nosso cotidiano.

Prova de amor é quando a única intenção é fazer o bem a pessoa, sem pensar muito nas consequências adversas que a atitude pode trazer, deixando de lado todos os intuitos secundários, inclusive, as maiores provas de amor são feitas em absoluto silêncio e quando necessário guardado em segredo por anos e anos.

Podemos dizer que atos como esses são guiados apenas por sentimentos puros e verdadeiros que vem pelo caminho expresso do coração e que com certeza não são influenciados por nossa hipocrisia, pois caso fosse, muitas delas ao menos se concretizaria.

A verdadeira prova de amor envolve muito mais do que uma relação homem x mulher, absorve todas as ramificações do afeto, seja ela familiar, amizade, solidária... não distingue o luxo da pobreza, não separa pessoas por sua raça, cor, condição social ou qualquer outro tipo de diferenciação imposta pela sociedade, é apenas controlado pelo amor que envolve as pessoas.

Se perguntarmos as pessoas que já fizeram algo dessa importância, provavelmente não verão o ato como uma “prova de amor”, pois quando a atitude é pura e verdadeira, o mérito dado por terceiros perde grande parte do seu significado.