DOIS COMENTÁRIOS QUE RECEBI.....
Logo após tomar meu café da manhã e fazer minha caminhada costumeira. Abro meus e-mails e dentre outros, encontro dois de amigos Recantistas. Ambos comentavam a crônica que postei ontem.
Cada um por motivos diferentes preferiram comentar por e-mail.
No primeiro caso, uma querida escritora que sempre me dá a graça de suas visitas em meu espaço, me dizia que não vê, dessa maneira a vida após a morte. E não acha viável essa "comunicação entre vivos e mortos". Porém sem querer polemizar e num gesto de respeito e carinho pela minha escrita, contou-me seu modo de sentir a sua Fé.
Em outro e-mail, um amigo querido recantista e escritor com "E" maiúsculo, me contou de uma "carta" recebida recentemente, destinada a seu irmão, e trazia a assinatura de sua Mãe, que já partiu dessa vida há muito tempo. Também com a delicadeza que lhe é peculiar, contava-me que por ser um assunto que gera crença e descrença e ainda por se tratar de fato familiar, resolveu contar-me particularmente.
Respondi a eles, com o carinho e atenção que ambos merecem.
E fiquei pensando como esse espaço é mágico, fiz colegas e amigos no Recanto das Letras.
Quanto ao tema em questão, e outros tantos que podem gerar entendimentos diferentes. Penso que: As diferenças são absolutamente construtivas, desde que, não falte um ingrediente que se chama "RESPEITO". Se houver, todo pensamento contrário, ganha cor e muitas vezes vem para acrescentar luz a uma maneira de ver determinada ideia.
Realmente penso que tudo possa ser resolvido pela PAZ !
E nunca deixo de ventilar temas que acho interessante, e, em que acredito. Somente, tomo o cuidado de nunca me impor sobre o pensar de outrem.
Porque sei, que ninguém detém a verdade absoluta, alias ela (verdade), por agora não reside no planeta terra. Mesmo a ciência positiva, que é a maior abalizadora dela, é composta de meias verdades, que vão sendo reveladas a cada nova descoberta.
Então o que sempre procuro fazer em minhas escritas, é expor o que me vai na alma, que muitas vezes é fruto de algo que amadureci, resultado de minha atenção por um longo tempo.
Mas, creio ser esse espaço maravilhoso. Pois, acolhe o pensar, e o sentir, de centenas de pessoas distintas, e o faz de maneira democrática.
Por isso aprendi a gostar tanto do Recanto das Letras e dos colegas e amigos que tenho tido a oportunidade de cultivar aqui.