O ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo é a cabeça, a consciência que rege a vontade, o arbítrio, nossa opção depois de adquirido ensinamento.

A disponibilidade da vontade faz o pêndulo da vida que oscila entre o bem e o mal. E a manifestação da vontade, egressa do interior e projetada, modifica a exterioridade, o mundo.

Quando se fala Espíto Santo, há uma posição contrafeita, em oposição a outro comando de nosso interior, outro espírito, outra vontade, o espírito do mal, da má escolha.

E esse “Espírito Santo” não é de ordem somente religiosa, não habita o tabernáculo da entidade divina exclusivamente. O ensinamento do Maior Personagem que transitou pelo planeta como Homem, Cristo, registrou a Lei Moral como maior fundamento para o espírito do homem ser santo. Nosso espírito, entenda-se como pensamento e vontade, pode ser santo, conforme a Lei Moral, livre do mal, ou maligno, amoral, inclinando-se para o desserviço entre os homens.

Antes de Cristo, seus padrinhos espirituais, Confúcio e Buda, também ensinaram com estupendo e extraordinário proveito a Lei Moral, expurgado o primeiro e seus dogmas da China, por força da cassação das liberdades, comunismo, entronizado de novo na atualidade, como fundamento educacional.

Mas a envergadura do afilhado, Cristo, é cátedra maior pela origem e abraço do planeta que segue a lei Moral sem que nada o maior personagem do planeta tivesse escrito, Cristo. Esta é a grandeza de quem nada escreveu, somente ensinou oralmente em sua curta vida, sendo a pública temporalmente diminuta, o que é parâmetro do bem e está inscrito em todos os códigos humanos, nacionais e internacionais, a dignidade humana e seu respeito.

Disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João10:10). E ter vida plena é ter espíto em paz, santo, sem nódoas e máculas dos que exerceram o mal em suas diversas formas e que a consciência, nosso maior tribunal, acusa.

Mas há quem diga “ Homem Carnal não pode experimentar a vida cristã abundante e frutífera”, esquecendo-se que o homem é carne, Jesus foi carne e todos devem viver suas fraquezas e forças, sem desnaturar a criação, feita de carne, e sem desvirtuar sua consciência, feita de espírito, e que seja santa, pela opção do bem.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/05/2011
Reeditado em 29/05/2011
Código do texto: T3001144
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.