COISAS DA DONA CANDINHA

Triiimm... Triiimm... Triiimm

— Alô!

— Dona Maria Cândida da Cruz, por favor...

— É ieu mi’a fia...

— Ô Dona Maria, aqui é do Centro de Atenção à Vida...

— Tudo bão, minina?

— Tudo bem, Dona Maria... Olha, tô ligando porque, não sei a senhora sabe, mas o Centro de Atenção à Vida sobrevive de doações e...

— É memu?

— Mesmo, dona Maria! E desta vez estamos em campanha por uma prótese para a pequena Isabela...

—Ah...

— Pois é... A gente queria contar com a senhora, tá? É só uma pequena quantia para...

— Óia, minina, ieu té gostu memu di judá, né? Mái vô ti falá, sá... U tréin puraqui tá fêi dimais. Ocê devi di sabê qui nóis pusentadu tá ganhanu u’a mixaria, né memu? Intão us cobri num tá danu pra nadinha! Procê vê, essemana ieu fui pagá u’as cuntinha aí e pasmei! Us preçu dus tréin tá pela bêra da morti. Nossinhora! U’as chinela lá nu cumerçu du Cróvis, uns tréin urdináru qui só venu...U’as tira qui num vali di nada... Intão, vinti mirréis! Procê vê qui fim du mundu qui nóis tá...

— Dona Maria...

— I num ti contu dereitu... U Quim lá du açôgui mi cobrô um horrô di carni... Antionti dêxei lá quais corenta mirréis, i óia qui num é sargadu di premêra, não, mi’a fia! Muntus anu qui ieu num façu essas istravagança. Ieu compru memu é uns torrêmu, uns toicin pá jogá nu fêjão, uns choricim... Só tréin baratim. Magina ocê si fôssi carni das boa... Num dava conta néin! Dijeininhum, sá...

— Dona Maria...

— Ah, i prestenção!... Inda téin us remédiu, né? U dotôri falô qui ieu num possu ficá sein ês dijeimanêra! Us da pressão, us da tiróidi... É... Pruquê iêu agora tô quêss pobreminha tamém, sabi? Diz qui tá todu mundu quissu, né? Intão... Téin us du coração, qui é um carismu só! I êssis, si faiá cê sabi, né? É pará e batê as bota! I ieu sô duenti na verdadi, mái a vida é sagrada, né? Incontu Deus nossinhô marcá ieu luitu di todujeitu pá vevê mái uns anu...

— Pois é, dona Maria... Eu...

—Ich, minina... É custosu ficá véiu nêss mundu, viu? A genti sinfraquéci, fica ruim di pititi, num drômi dereitu, ranja u’as doraiada pá tuquebanda... Procê vê... Si ieu num tomá uns chá de ercidrêra, qui néin mi’a mãe insinô nóis, ieu num drumu di noiti... I ocê sabi, condu a genti drômi mali, nu disiguinti a genti num é ninguém, levanta di corpu bâmbu, cabeça nu’a zuêra danada, us zóiu ardenu... U’a danação, memu...

— Dona Maria... Sobre a ajuda pra Isabela...

— Ô minina... Falanu néss judinha eu quiria era purvêitá i vê si ieu tamém num pudia dá meu nomi aí procêis... Será qui num dá não, hein minina?