SIMPLICIDADE

Para viver bem precisamos de poucas coisas, em verdade. Três refeições ao dia e mais dois ou três lanches como sugerem os nutricionistas,são suficientes. Necessitamos de água e sabão para nossa higiene pessoal, para a limpeza das roupas e da casa. Algumas roupas bastam para o dia a dia e até para ocasiões especiais.

Mas, pensando bem, cada um de nós no decorrer da vida vai amealhando, guardando e a cada dia sofisticando mais o nível de nossas necessidades e, com armários, gavetas, guarda-roupas abarrotados começamos a ficar escravos dos nossos teres.

E a tecnologia! O verdadeiro arsenal de novos equipamentos que o avanço tecnológico vai colocando à nossa disposição, enquanto tantos outros se tornam obsoletos, e que, por mais que tentemos resistir, findamos nos rendendo e até premidos pela necessidade de adequação e pelo conforto que nos oferece. A moderna tecnologia é fascinante e nos facilita a vida por demais. As distâncias ficam mais curtas e tudo chega a nós e participamos de tudo em tempo real. Diante desse fascínio, diante dessas novas necessidades que passaram a invadir a vida de cada um de nós mais difícil se tornou o descomplicar o deixar de se escravizar.

Em nossos dias raramente visitamos um parente ou um amigo; dificilmente também contemplamos o nascer e o por do sol ou atentamos para as fases da lua e o movimento das marés. Não se tem tempo para se encantar com o belo que existe nas pessoas, nos demais seres e em tudo que vive e emerge na natureza a cada momento.

E assim vamos vivendo sem mais conseguir descomplicar, sem encontrar um modo de vida menos agitado e mais inteligente e sem atentar para a grande verdade de que tudo se torna mais fácil se escolhemos a simplicidade.

27/05/2011