O QUE É SER FELIZ ?
Acabei de molhar meu jardim, isso me dá paz e felicidade!
Enquanto molho os canteiros, os vasos, fico a contemplar a beleza dos pássaros que cantam sem parar em cima dos galhos da enorme Sibipiruna.
Me encanto com uma muda de bananeira que o jardineiro transplantou semana passada, e já despontou com um lindo broto verdinho, a cada dia que vou regá-lo, ele cresceu dois ou três centímetros, e parece que sorri encantado com a luz da vida.
A primavera que rodeia toda varanda de meu quarto, mais parece um imenso ramalhete de flores brancas.
Observando toda essa festa colorida da natureza, me sinto feliz !
Dias atrás, li uma matéria que trata sobre: O mito da felicidade. E nela há fatores decisivos para alcançá-la.
Vamos a alguns deles:
- Importante considerar que a dificuldade é temporária, e a realidade mutável.
- Resiliência: ser capaz de recuperar-se, quando algo de ruim acontece conosco.
- A maneira como nos portamos diante de um desafio: Crescemos ou nos deprimimos?
- Ter amigos felizes, pois eles aumentam em 9% nosso próprio bom humor.
Informa também a matéria, que pesquisas mostram que a infância é uma fase propensa a uma grande dose de felicidade.
O mesmo acontece na terceira idade, pesquisadores descobriram que com o envelhecimento há um aumento de bem estar. Isso porque as pessoas mais velhas brigam menos, sabem como solucionar um conflito, controlam melhor suas emoções e aceitam mais os infortúnios.
Parece que ao envelhecer vamos sabendo o que realmente importa e, por isso, focamos no essencial.
Eu estou chegando à terceira idade, e penso que realmente as pesquisas estão no caminho certo, pois, estou mesmo aprendendo a selecionar emoções.
Não creio em fórmulas para a felicidade. Penso que, ser feliz é descobrir como viver bem, a nossa própria maneira.
Isso seria ser feliz !