EM BUSCA DA LIBERDADE

Em todos os tempos este tema “ liberdade” moveu esforços hercúleos de heróis anônimos, que por ideal deram até suas vidas pelo bem comum.

Almas nobres sempre se uniram para lutar contra qualquer tipo de escravidão.

Felizmente a globalização clareou as ações humanas e déspotas de todos os tipos são desmascarados, o mundo vive um surto de liberdade.

Os heróis e heroínas de todos os tempos quase não têm porque lutar.

Caminhamos para um mundo livre, a palavra escravidão causa repugnância e é execrada por todos.

Quando terminei minha explanação, o meu amigo Zé, me olhou sério e falou:

_ Meu prezado amigo M. as grandes almas sempre lutaram para alcançar a verdadeira liberdade.

A real escravidão está no interior do ser humano.

Esta grande verdade é difícil de compreendermos.

Normalmente nos acreditamos pessoas livres, infelizmente não vemos a escravidão que nos oprime no nosso mundo interno.

É só olharmos um pouco para o nosso íntimo que veremos a dolorosa escravidão que estamos submetidos. –

O Zé diante do meu silencio como a pedir mais esclarecimentos, explicou:

_ Haverá grilhões mais difícil de destruir... Do que os grilhões do orgulho?

O nefasto orgulho que desenvolve a nossa vaidade prepotência e egoísmo?

Criamos assim separações de castas, raças, posição social e tantos outros preconceitos que nos impedem de ver os outros seres humanos como irmãos.

E a inveja, a ganância? Haverá algemas mais fortes que estas?

E a luxuria? Este monstro que rouba nossas forças vitais?

Haverá escravidão mais dominadora que esta?

É uma obrigação de todos nós lutarmos contra qualquer tipo de escravidão.

Mas nos tornaremos verdadeiramente almas livres quando desintegrarmos do nosso interior todas estas mazelas. –

Quando o Zé parou de falar visivelmente emocionado.

Fiquei um bom tempo refletindo em tudo que ele disse.

Falei:

_ Obrigado meu amigo, olhando para o meu mundo interior...

Verifico que ainda estou muito lento..

Em busca da minha liberdade. -