Gargalhar

Gargalhar...Existe algo mais gostoso do que gargalhar?? Sim existe!! Sabemos que sim. Mas não podemos, de jeito nenhum, negar que o ato de gargalhar faz muito bem, passa leveza, tanto para quem o realiza, quanto para quem o escuta, porque a gargalhada parece um vírus: traz alegria para o ambiente e contagia, e quando o ouvinte se dá conta, também está a gargalhar!! Pensando nisso, resolvi bater um papinho com meu amigo de todas as horas em que escrevo: o dicionário; Procurei conhecer, com um pouco mais de profundidade, o significado dessa palavra ou vocábulo; confesso que só de pensá-la acabei, do nada, sentindo vontade de pô-la em prática. Nesse momento, então, estou gargalhando, talvez de mim mesma, talvez de você, que está lendo mais uma de minhas "viagens"...Sei lá. Então, vamos lá: "GAR-GA-LHAR", segundo meu "amigo" significa: "soltar risada prolongada e ruidosa". Explicando com minhas palavras, digo: ato com efeito demorado, e o que é pior, barulhento de expressar alegria e descontração. Então, se é barulhento, dependendo do lugar e da situação pode incomodar, certo? Pensando por esse ângulo, SIM. Faça um teste: imagine-se no seu ambiente de trabalho; você e seus colegas de setor, todos compenetrados e concentrados em seus afazeres e de repente, do nada, ouve-se um som vindo de alguém, ou melhor, uma barulheira, PROLONGADA, que começa aguda e vai terminando demoradamente de forma estrondosa e grave. Com certeza, esse ocorrido, desconcentraria mais de 70% dessas pessoas, ou as deixando alegres e "contagiosamente" eufóricas, todas se rindo abobalhadamente, ou...ABORRECIDAS e ESTRESSADAS como quem caiu de supetão.

Mas, pensemos positivamente. Como disse antes: gargalhadas expressam e trazem bom humor e se transformam em conjunturas de risadas, risos e sorrisos. Vamos relevar!! Afinal, não somos bonecos mecânicos, robôs programados...Temos sentimentos!!! Então, por que não dar boas gargalhadas, em todos os lugares, quando se sentir atraído por esse impulsivo desejo?

Tavita Rosa
Enviado por Tavita Rosa em 01/07/2005
Reeditado em 07/07/2005
Código do texto: T29945