TU ESTÁS P... DA VIDA?

* “Raiva deve ser a energia que ainda não achou o caminho certo.”(Florida Scott-Maxwell - psicóloga e escritora americana).

* "Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você."(Barão de Itararé).

* "Nem vou sair hoje, pois se alguém tropeçar no meu pé ou me olhar estranho... eu vou explodir!"(Anônimo).

Quem nunca se sentiu assim? Quem nunca teve vontade de chutar uma cadeira, dar um soco numa parede, gritar em plena rua? Quem nunca sentiu que gastou, muitas vezes, energia no caminho errado? Quem nunca riu das atitudes raivosas de alguém, esquecendo que talvez agisse da mesma forma, ou pior, se estivesse no lugar do outro?

A origem latina da palavra "raiva" vem de "rabies", referindo-se à doença canina. Nos seres humanos, a raiva, assim como o medo, é uma emoção inata. Para Aristóteles, as nossas emoções, diferentemente da dos animais, podem ser controladas pela razão. Só que nem sempre conseguimos esse controle... Impotentes frente a uma situação, nos frustramos e vem a dor que, se reprimida, expressamos através da raiva.

Mas, cuidado sobre quem jogas tua raiva. Coitadinho do cachorro, por exemplo, nem vai saber porque está levando um chute no traseiro. E teu parceiro(a) pode levar um belo galo na cabeça ao ser atingido por uma xícara. E tu só vais ter o trabalho e o gasto de rebocar a parede da tua casa, quando teu descontrole passar!

A única situação que eu ouvi dizer que deu certo, foi quando uma donzela, desgostosa com Santo Antônio, jogou a estátua pela janela... Ela atingiu a cabeça de um moçoilo que ia passando, ele bateu a sua porta para entregar o Santo, paixão à primeira vista (ou à primeira bordoada...) e viveram felizes para sempre!

Virginiana, nasci no mês do "cachorro louco", mas é muito difícil me deixar dominar pela raiva. Não sei se isso é bom ou ruim. O que eu sei é que nos cães, a vacina é a solução. Poderiam inventar uma para a raiva psicológica das pessoas... Não seria bom um mundo light, sem violência, sem brigas no trânsito, sem deputado dando aqueles vexames de socos e pontapés na frente das câmeras? Um mundo em que o "P" significasse só perdão?

Giustina
Enviado por Giustina em 24/05/2011
Reeditado em 15/07/2014
Código do texto: T2991148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.