...MAS O MISTÉRIO MAIOR DA CAPELA DE N SRA DA CONCEIÇÃO
DO MANJA-LÉGUAS, É A IMAGEM DO SÃO JOSÉ DE BOTAS, TÍPI-
CAS IMAGENS MUITO COMUM FEITA PELO MESTRE LISBOA NA
REGIÃO DE OURO PRETO, MARIANA E DIAMANTINA, SABARÁ,ETC.
NESTE TÓPICO, CARECE FALARMOS UM POUCO DO MEIO-IRMÃO
DO MESTRE LISBOA, PADRE FÉLIX ANTONIO LISBOA, O FRANCISCA-
NO REBELDE, QUE FOI LEVADO À PRISÃO NA ÉPOCA QUE D.PEDRO
VISITOU OURO PRETO, (VILA RICA), E ESTE REVOLUCIONÁRIO SAN-
TEIRO NÃO AUTORIZOU A IRMANDADE DE SÃO FRANCISCO TOCAR
OS SINOS EM HOMENAGEM AO IMPERADOR DO BRASIL.
ANTECEDENTES-
Da relação com a escrava Isabel, vem ao lar do Mestre Manuel Fran-
cisco Lisboa, em 19 de agosto de 1738, Antonio Francisco Lisboa,que
foi logo alforriado pelo seu pai.
Seu pai era natural da freguesia de Jesus de Odivelas, do arcebispa-
do de Lisboa.Filho legítimo de João Francisco e de Madalena Antunes.
Foi um dos grandes mestres construtores na Vila Rica e região, e o
professor inicial do seu filho, que seria mais tarde chamado de Aleija-
dinho.Em 29 de agosto de 1738 é batizado, e neste mesmo se dá o ca-
samento oficial do seu pai com Sra Antonia Maria de São Pedro, oriun-
da de Funchal, Portugal.
O meio irmão do MESTRE Lisboa, nasceu em 11 de junho de 1755,
recebeu o nome de Félix Antonio Lisboa. Logo após o falecimento do
seu pai, o Aleijadinho recebeu a incubência de cuidar do seu irmão
mais novo, e assim iniciou seu irmão na arte dos Mestres Santeiros
e o fez seguir a vida eclesiástica.
Foi ordenado em 1778, nesta mesma ocasião, recebeu de suas tres
irmãs solteiras, doação dos bens deixados pelo pai, para proventos
necessários.
Em 1787, executa trabalhos dos riscos de mausoléu ds exéquias do
Rei D.Pedro, e da talha da Capela Mor da Igreja do CARMO em Maria-
na.
Em 1797, recebe como pagamento pela policromia e a colocação
dos olhos de vidros de uma imagem de São Francisco, e outros tra-
balhos na IGREJA de São Francisco de Assis, em Vila Rica.
Na imaginária de algumas obras na igreja de São Francisco de
Assis, podemos observar uma característica marcante , típicas pre-
gas horizontais nos joelhos, base de nuvens espiraladas, e a von-
tade de imitar o seu Mestre e meio irmão.
Recentemente observamos na Wikipédia, sobre a Igreja de N.Sra
do Rosário em Ouro Preto, trabalhos atribuídos ao Padre Félix, uma
imagem de Santo Antonio e São Benedito.
No início de 1800, encontramos o Padre Félix no antigo povoado
do Bacalhau, e várias obras estão ali documentadas, e podemos
citar as imagens de São Pedro e Saõ Paulo, N.Sra das Dores,e pro-
vavelmente as duas imagens do Bom Jesus de Matosinhos cruci-
ficados sejam um trabalho a quatro mãos, ou seja,dos dois irmãos.
DO MANJA-LÉGUAS, É A IMAGEM DO SÃO JOSÉ DE BOTAS, TÍPI-
CAS IMAGENS MUITO COMUM FEITA PELO MESTRE LISBOA NA
REGIÃO DE OURO PRETO, MARIANA E DIAMANTINA, SABARÁ,ETC.
NESTE TÓPICO, CARECE FALARMOS UM POUCO DO MEIO-IRMÃO
DO MESTRE LISBOA, PADRE FÉLIX ANTONIO LISBOA, O FRANCISCA-
NO REBELDE, QUE FOI LEVADO À PRISÃO NA ÉPOCA QUE D.PEDRO
VISITOU OURO PRETO, (VILA RICA), E ESTE REVOLUCIONÁRIO SAN-
TEIRO NÃO AUTORIZOU A IRMANDADE DE SÃO FRANCISCO TOCAR
OS SINOS EM HOMENAGEM AO IMPERADOR DO BRASIL.
ANTECEDENTES-
Da relação com a escrava Isabel, vem ao lar do Mestre Manuel Fran-
cisco Lisboa, em 19 de agosto de 1738, Antonio Francisco Lisboa,que
foi logo alforriado pelo seu pai.
Seu pai era natural da freguesia de Jesus de Odivelas, do arcebispa-
do de Lisboa.Filho legítimo de João Francisco e de Madalena Antunes.
Foi um dos grandes mestres construtores na Vila Rica e região, e o
professor inicial do seu filho, que seria mais tarde chamado de Aleija-
dinho.Em 29 de agosto de 1738 é batizado, e neste mesmo se dá o ca-
samento oficial do seu pai com Sra Antonia Maria de São Pedro, oriun-
da de Funchal, Portugal.
O meio irmão do MESTRE Lisboa, nasceu em 11 de junho de 1755,
recebeu o nome de Félix Antonio Lisboa. Logo após o falecimento do
seu pai, o Aleijadinho recebeu a incubência de cuidar do seu irmão
mais novo, e assim iniciou seu irmão na arte dos Mestres Santeiros
e o fez seguir a vida eclesiástica.
Foi ordenado em 1778, nesta mesma ocasião, recebeu de suas tres
irmãs solteiras, doação dos bens deixados pelo pai, para proventos
necessários.
Em 1787, executa trabalhos dos riscos de mausoléu ds exéquias do
Rei D.Pedro, e da talha da Capela Mor da Igreja do CARMO em Maria-
na.
Em 1797, recebe como pagamento pela policromia e a colocação
dos olhos de vidros de uma imagem de São Francisco, e outros tra-
balhos na IGREJA de São Francisco de Assis, em Vila Rica.
Na imaginária de algumas obras na igreja de São Francisco de
Assis, podemos observar uma característica marcante , típicas pre-
gas horizontais nos joelhos, base de nuvens espiraladas, e a von-
tade de imitar o seu Mestre e meio irmão.
Recentemente observamos na Wikipédia, sobre a Igreja de N.Sra
do Rosário em Ouro Preto, trabalhos atribuídos ao Padre Félix, uma
imagem de Santo Antonio e São Benedito.
No início de 1800, encontramos o Padre Félix no antigo povoado
do Bacalhau, e várias obras estão ali documentadas, e podemos
citar as imagens de São Pedro e Saõ Paulo, N.Sra das Dores,e pro-
vavelmente as duas imagens do Bom Jesus de Matosinhos cruci-
ficados sejam um trabalho a quatro mãos, ou seja,dos dois irmãos.