Coisificação
Você prefere ser o que?
Dinheiro, voto, carro, roupa...
Se você escolheu alguma das opções, cuidado! Você pode estar contaminado pela "coisificação".
A "coisificação” faz com que cada um veja o próximo não como pessoa, mas sim como coisas, uma coisa importante, tão importante que ela já ocupa o lugar da própria pessoa. A "coisificação” tem dois lados. Num você vê os outros como coisas, no outro você é visto pelos outros como coisa, ou seriam as coisas que te vêem como outra coisa? ( ah, qualquer coisa!).
Para candidatos, você é um voto; para vendedores, você é o dinheiro que está disposto a gastar; para Maria-gasolinas, você é o carro que possui... Não é estranho pensar que um carro, um voto, uma roupa têm sentimentos e na essência são pessoas como todas as outras com qualidades e defeitos?
A "coisificação"é que nem apelido, mas ao invés de tomar uma característica física ou qualidade pega-se aquilo que a pessoa tem ou sabe fazer de melhor.
Talvez a "coisificação"seja gerada porque há interesses, porque o ser humano de hoje é agitado e , assim, não há tempo para interagir com o próximo e acaba rotulando para facilitar. Quando precisar disso é fulano que se deve chamar, se o problema é outro, daí chamo o ciclano, tem gente pra cada coisa, ou melhor, tem coisa pra cada coisa! Que coisa não?