LIBERDADE FILOSÓFICA

L I B E R D A D E F I L O S Ó F I C A

Por que a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?

A necessidade vem de encontro a nossos anseios, tais como alimentar, estudar, passear, trabalhar...

Ao passo que liberdade é nosso direito de sentir, pensar, agir, viver... mas se não podemos então não somos livres, isto é em razão de que as leis naturais parece sobrepujarem nossos direitos.

A contingência impõe a não deliberação de decisões racionais, em função do imprevisível e da mutabilidade da realidade, mas podemos e devemos tomar decisões e deliberações que vençam estas impossibilidades.

Nem a necessidade ou a contingência nos forçam realmente à liberdade.

Estamos condenados à liberdade? Intrínseco? Realmente somos livres?

Só os racionais exercem o direito de liberdade, apesar de não poderem escapar dela.

Este impasse se dá, talvez devido ao determinismo, o qual torna a liberdade ilusória; como decisão do ato voluntário para se escolher entre alternativas possíveis.

Liberdade é a escolha que o próprio homem faz, incondicional ao seu ser, independente do poder das forças externas ou da razão de seu mundo.

O acaso, jamais deve deixar-nos fora do curso das coisas.

Somos nós quem pré-estabelecemos nossas ações, independente... do movimento da terra, da direção do vento ou do nosso pensamento. Se num barco furado ou na Corte de Gorobixaba. Se no fim do universo ou dentro de um urinol cheio ácido sulfúrico.

(abril/1993)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 23/05/2011
Código do texto: T2987671
Classificação de conteúdo: seguro