O alinhamento dos planetas
Quem acordar mais cedo, durante este mês, será privilegiado com um espetáculo no céu. Ao mirar na direção que o sol nasce, notará que Vênus, Mercúrio, Marte e Júpiter estão em reunião. A julgar pelos egos dos deuses do Olimpo, diríamos que estariam confabulando alguma coisa. O encontro acontece durante todo o mês de maio, e pode ser visto e admirado (não ouvido), por nós meros mortais. Outra convocação como esta só acontecerá daqui a quarenta anos.Um espetáculo para os olhos e para a imaginação.
Sabemos que os planetas seguem em sua viagem ao redor do sol seguindo suas órbitas, e que de vez em quando eles se aproximam uns dos outros. Isso está acontecendo agora, pois quatro deles estão alinhados e podem ser observados aqui da Terra, a olho nu, durante a madrugada, pouco antes do nascer do Sol.
Sempre tive grande fascínio pela astronomia, gosto de observar o céu a noite, desde criança aprendi a identificar as constelações, algumas estrelas, e planetas. E foi lá na minha infância também, que aprendi a gostar de mitologia grega, graças ao Monteiro Lobato, que me apresentou de forma simples e apaixonante o fio da colcha de Penélope, que continuo puxando até hoje.
Mitologia e astronomia caminham juntas há muito tempo. A palavra planeta vem do grego "planétes", e significa errante, vagabundo. Os antigos notaram que certos pontinhos brilhantes, mudavam de posição constantemente no decorrer do tempo, em relação a outros que sempre mantêm a mesma distância aparente entre si. Os cinco astros errantes que poderiam ser vistos sem ajuda de equipamentos, logo foram batizados.
Bem perto do Sol havia um que vivia indo e vindo, ora na frente, ora atrás. Deram-lhe o nome do mensageiro dos deuses: Hermes. O mais belo e luminoso deram o nome da deusa da beleza: Afrodite havia um que parecia ter cor de sangue, a este foi dado o nome do deus da guerra: Ares, e para o segundo mais brilhante deram o nome do rei do Olimpo: Zeus. Hoje os conhecemos com seus nomes latinos: Mercúrio, Vênus, marte e Júpiter.
Na antiguidade, quando os deuses se reuniam algo “grande” estaria por vir. Foi assim antes da lendária Guerra de Tróia. Há também quem acredite que seus representantes em nossos dias, os planetas, quando reunidos também influenciam aqui, em nosso mundo. Não sei até que ponto vai tal influência, mas sei que a mecânica que rege todo o universo segue a mesma lei, e nós, querendo ou não, fazemos parte dela.
Há muito misticismo cercando a astronomia, tanto que existe até uma “ciência” encarregada do assunto, a astrologia. Mas a verdade é que desde os primórdios o “céu” exerce no homem, fascínio e curiosidade, que vem muito antes dos gregos. Desde pinturas rupestres que datam de milhares de anos, e em todas as civilizações do mundo antigo do oriente e do ocidente podemos comprovar a influência dos astros na vida das pessoas. Vale lembrar que seguimos um calendário solar, que determina dentre muitas outras coisas, o dia em que vamos trabalhar, ou descansar.
Se você é um daqueles céticos, deixo uma pergunta: O astro que esta mais perto de nós é a lua, seu magnetismo influencia as marés, a água do planeta. Nós seres humanos temos sessenta e cinco por cento de nosso corpo formado por água. Não estaríamos também sujeitos a algum tipo de alteração no decorrer das fases lunares?