O VALOR DO SER HUMANO, HOJE

Esta semana estava numa sala de espera de um consultório médico, e observei um dos pacientes com um notebook acessando sites e coisa e tal. Estava numa atenção que mais parecia está num escritório. Ao passar do tempo estava chegando a hora do mesmo entrar no consultório. Sentou-se, e agora mais tranqüilo com o notebook guardado. Só que agora usando o celular. Entendi que estava ligando para um sócio da firma dele, pois descobri que o referido cidadão era um engenheiro. Nessa ligação, sem nenhuma cerimônia disse ao interlocutor: “ Vou mandar embora aqueles trabalhadores, nenhum me serve. Arranje pessoas boas para trabalhar, não pessoas boazinhas que atravessa veinha na rua não”. Ele falou VEINHA, mesmo.

Diante desta frase proferida pelo referido cidadão, comecei a refletir. Qual o valor que o ser humano tem hoje? Será que este senhor não tem mãe, vó, tia ou mulher. Será que ele é o dono do mundo e dele não precisa de ninguém.

Na verdade fiquei estarrecida, sei perfeitamente que estamos vivendo um tempo de capitalismo selvagem que não considera importante a ética que Platão tanto defendeu. Ética não é apenas ser honesto, mas consiste principalmente na atenção ao outro. No considerar que o que serve pra mim, com certeza não servirão ao meu vizinho amigo ou quem quer que seja.

Não poderia de forma alguma deixar de partilhar com os amigos do recanto.

Maducar
Enviado por Maducar em 20/05/2011
Código do texto: T2982879