NOSSOS MEDOS

Não importa a idade, sempre passamos por desafios e medos na vida. Quando bebês, temos de enfrentar o desafio dos primeiros passos e o medo de cair. De repente, enfrentamos o desafio do amor, do trabalho, da vocação... E em todos eles sentimos também o medo: de errar, de não corresponder à expectativa, de sofrer rejeição,de amar , de ser amado , de se apegar demais , de arriscar...

Diante dessas situações, há somente duas alternativas: exercer o domínio sobre o medo ou vê-lo exercer o domínio sobre nós. Dominar significa ter autoridade ou poder sobre alguém; reprimir, conter, predominar; exercer influência sobre alguém. Então, se nos deixamos dominar pelo medo, perdemos a nossa capacidade pessoal, nossa perspectiva própria de vida. A fraqueza nos domina e nos tornamos influenciáveis, sob o controle desse sentimento avassalador. Desta forma, ao invés de avançar na vida, retrocedemos e desistimos.

O medo apaga a nossa essência, torna a nossa vida sem cor, estreita a nossa visão, não nos permitindo enxergar alternativas. Ele nos escraviza e anula nosso caráter, nosso “eu”.

Esse “eu”, que nos identifica, é o conjunto de nossos sonhos, objetivos, valores, desejos. Ele simboliza, portanto, tudo o que somos e o que podemos vir a ser.

O desafio situa-se em nossa vida como oportunidade. Ele se apresenta diante de cada pequena ou grande decisão de reagir a determinados acontecimentos ou situações que exigem uma resposta de superação.

Damião um POETA
Enviado por Damião um POETA em 19/05/2011
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T2979214
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.