ELES SÓ NEGAM, MAS NÃO MORDEM!

Não, de forma alguma! O titulo não está errado... É apenas um trocadilho sobre a sonegação fiscal, isso somente para não perder a boa e velha piada. Agora falando francamente, não vejo graça alguma nas caras de paus de alguns donos de estabelecimentos comerciais.
O crime de sonegação, pois sonegação é crime e, diga-se de passagem, de acordo com os anais da história, o crime que levou Al Capone ao banco dos réus nos tribunais americanos, é ironicamente previsto por lei neste país do “jeitinho brasileiro”, embora a sua prática seja tão banalizada.
Você não precisa ir tão longe para constatar essa prática abusiva e criminosa... Note quantos estabelecimentos deixam de emitir voluntariamente a nota fiscal, e pior, quantos se negam a repassar esta nota ao cliente apresentando-lhes até algumas desculpas esfarrapadas. Se fizermos uma analise fria sobre o assunto, perceberemos o quanto isto prejudica toda uma sociedade e como muita gente é lesada em seus direitos.
Sabe o que é mais cômico nessa historia? É que eles alegam que os aumentos considerados por todos abusivos e a inflação tão temida é conseqüência das altas cargas tributárias, o que se resume em impostos sobre bem, produto ou serviços. Não estou dizendo que a carga tributária não é pesada. Longe de mim querer advogar em favor do capeta. É que eu entendo que a nota fiscal, como o próprio nome já diz, não apenas serve como uma certidão de compra, mas também ajuda a fiscalizar o comércio e garantir o devido pagamento de impostos. Assim sendo se o cliente o paga, embutido no preço dos produtos e este é penalizado pela carga tributária, é justo que ele possa receber o seu certificado de quitação da dívida. (Nota Fiscal).
A nota fiscal assegura ao cliente de comprovar a sua compra, bem como de reivindicar quando este, bem ou serviço não atinge a finalidade proposta ou mesmo quando não satisfaz o cliente. Embora um grande número de estabelecimentos e comerciantes se omita em emitir a nota fiscal, o que é ilegal, qualquer um destes podem perfeitamente exigir esta nota no ato da troca, o que mais do que legal. O pior é que ainda podem afirmar “Não foi aqui que o senhor adquiriu” e cliente ser obrigado a travar uma batalha judicial e isto correndo ainda o risco de perder o embate.
Um detalhe é muito bom salientar... A nota fiscal pertence a quem paga, que neste caso é o cliente e se o cliente se omite em reivindicá-la, seguramente coopera para essa pratica ilícita que só beneficia quem se vale dela.
Veja bem! Sem querer forçar a barra, mas não pedir nota fiscal é de alguma forma atestado de indiferença com os próprios direitos e falta de cidadania. Fica aí a sugestão e se eles não são legais com agente, vamos ser legais com eles e pedir, gentilmente ”querido, dê-me a nota fiscal, por favor!”... Eles podem até fazer cara feia, mas não é nada pra se preocupar. “Eles sonegam, mas não mordem!



A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc)
Enviado por A Alma de um Poeta(Pinho Sannasc) em 18/05/2011
Código do texto: T2977128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.