JUQUINHA O DONO DA BOLA
JUQUINHA O DONO DA BOLA
Jorge Linhaça
Juquinha era um menino, que como tantos outros meninos adorava jogar bola. Jogava para brincar nos finais de tarde, quando a garotada em polvorosa se reunia num terreno abandonado que fazia as vezes de campo de futebol.
Um dia , os meninos do bairro resolveram montar times fixos para disputar o campeonato contra outros bairros, coisa de menino, valendo tubaina e sanduba de mortadela.
Juquinha, como não era um grande jogador - na verdade era sempre bastante previsível, mais conhecido pelos choramingos à beira do campo do que por qualquer outra coisa, acabou não sendo escolhido pelos times que se formaram.
Juquinha indignou-se , mas não sabia como resolver a questão, tentou em vão usar a influência de amigos
para entrar no time que despertava seu interesse, sem obter, no entanto, sucesso em sua empreitada.
Teve então uma brilhante idéia : montar seu próprio time de futebol. Comprou um jogo de camisas e calções, uma bola oficial, conseguiu alugar um campinho gramado e convidou os meninos para jogarem com ele...foi uma esta no começo.
Mas logo Juquinha era o dono do mundo, fulano não podia jogar no time pois tinha chutado sua canela meses antes, beltrano não podia pois discordava dele...e por ai afora.
O time só podia executar as jogadas autorizadas pelo Juquinha...trazer amiguinhos de outro time para visitar o campo era proibido...
"O democratas da Lua", foi se tornando o "ditador da rua" e os meninos foram saindo, se afastando.
Um dia aprece um time de outro bairro distante, e surpresa, o uniforme do "democratas" era uma cópia quase que fiel do uniforme do outro time que já tinha anos de existência...foi a gota d'água...
Vários craques do time de Juquinha pegaram as chuteiras e sumiram no mundo, o time virou alvo de chacota e pilheria, onde já se viu copiar o uniforme assim descaradamente? E olha que Juquinha havia dito que era um uniforme feito por encomenda...
Hoje Juquinha grita de cima do muro que contratou estilistas para mudar o uniforme, que o mesmo será o mais bonito e charmoso do mundo do esporte...
Acena com um campo aberto a todos que quiserem jogar, independente de raça cor ou religião, diz que vários craques serão convidados para ensinar na escolinha a ser criada no gramado novo que mandou plantar...Pelé e Maradona encabeçam a lista...
Pobre Juquinha, alega que foi alvo de maledicência,
que é perseguido pelas forças ocultas...que falta amor aos que o deixaram de lado e coisa e tal...
Mas todos já conhecem o Juquinha, sabem que o tal time reformulado, não há de ser para revelar novos craques, ou prestigiar os antigos...nem será um time para se divertir...será apenas para que digam...
Olha o time do Juquinha- O dono da bola!