S.O.S. Portugal

A nação que um dia reinava sobre o mundo “em parte” vive agora momentos de angustia. Sem o apoio das demais nações que compõem a União Européia a nação lusitana viveria agora uma época de muita dificuldade financeira. Quem diria que Portugal chegaria tão longe?

No século XIV, Portugal vagava pelas águas do atlântico procurando novas terras, desbravando novos horizontes. Não foi até um século depois que conseguiram finalmente encontrar uma terra que mudaria para sempre o rumo do país. O Brasil.

No Brasil, os portugueses deitaram e rolaram à vontade. Apossaram-se das terras, do ouro, de toda a riqueza que nelas existia. Incluindo as mulheres indígenas que aqui viviam. Junto destes vieram os escravos, que por sua cor eram considerados pecadores e por isso deviam pagar com sua vida o preço do pecado.

Os portugueses conseguiram arrecadar muito dinheiro, muitos bens. Não só do Brasil, mas também de outras colônias previamente descobertas. O reino português crescia, tornava-se um império. Uma fortaleza.

Mas o que aconteceu? Quinhentos anos se passaram. Todas as colônias portuguesas se dissiparam. Hoje, o país está entre os menores em área na Europa. O que um dia foi riqueza, hoje se transformou um dívidas. Portugal deve muito. Precisa erguer a cabeça e lutar contra as dificuldades. O verde e vermelho da bandeira simbolizam a esperança e o sangue derramado em batalhas. A coragem dos homens que fizeram da nação o orgulho de muita gente. O que aconteceu com os portugueses? Onde está a coragem que lhes falta?

26 mil milhões de euros. Essa é a quantia que a União Européia vai liberar para apoiar Portugal.

Será que Portugal voltará a ser o que era?

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 17/05/2011
Reeditado em 17/05/2011
Código do texto: T2975691
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.