Justiça…Falemos de Justiça…

Gostamos de auto-denominar o nosso modelo de sociedade actual (aquela que predomina na UE e no mundo anglo-saxónico…) como a mais justa, nos mais diversos sentidos…

Nesta sociedade mesmo o pior dos criminosos é sempre levado perante a Justiça dos tribunais, mesmo que seja um monstro…O que os tribunais fazem a seguir pode ser discutível, mas ficamos de face lavada porque o Crime foi Julgado ou pelo menos levado perante a Justiça…

Quando se deu a entrada dos Aliados e dos Soviéticos em território Nazi foram cometidos inúmeros crimes de guerra. Uma coisa é um soldado dar de caras com um campo de concentração, que desconhecia de todo, e perante os seus horrores executar de forma instintiva os carrascos SS que se deixaram apanhar…O assassínio é um crime bárbaro, mas como poderemos julgar estes homens que surpreendidos pelo horror dos horrores agiram por nojo, por repulsa e assim mataram os carrascos?

Mas bem diferente foi a pratica sistemática de crimes de guerra sobre a população alemã e não apenas perante os nazis…Ao agir de forma sistemática sob o signo da vingança e não da Justiça os aliados e os soviéticos perderam um pouco do que os diferenciava dos nazis…

Para não falar da pratica algo sistemática de executar as tropas SS de combate quando estas se rendiam…Uma coisa era um guarda de um Campo de Concentração, outra era um SS de combate…De todas as unidades SS de combate apenas uma era composta por guardas desses campos…Não estou a desculpar de forma alguma as SS de combate…Eram homens de invulgar crueldade e fanatismo, sujaram as mãos em diversos crimes de guerra, mas eram soldados…E como soldados deveriam terem sido Julgados e não executados…E eu estive bem perto de uma aldeia francesa que ficou conhecida pela maior parte da sua população ter sido morta por SS de combate da divisão “Das Reich”, e no entanto, apesar de ainda hoje me emocionar com as imagens da aldeia e a história da população defendo que os monstros da chacina deveriam terem sido julgados e não executados antes de serem julgados…(houve um pseudo-julgamento de alguns membros dessa unidade que fizeram o massacre, mas isso é outra história, até porque só 2 ou 3 é que passaram alguns(poucos…) anos na cadeia…)

Mesmo a pior das abominações que a humanidade gere de forma voluntária merece um Julgamento e não uma execução antes de ser julgada pela espécie que sujaram…

O que nos diferencia dos monstros é muita coisa, mas uma das principais é termos a capacidade de Julgarmos…

Se perdermos essa capacidade, essa faculdade, ficamos mais próximos dos monstros que tanto condenamos…

Por isso acho que a América se sujou ao não ter julgado Bin Laden…Uma coisa era ele se ter defendido de arma na mão…Ora ele foi apanhado desarmado…E mesmo desarmado as tropas especiais que o caçaram tinham alguma capacidade de o capturar e depois de o levar perante a Justiça…

A América foi pelo caminho mais fácil, o da execução sumaria e barbara, se calhar porque num Julgamento o terrorista iria revelar imensas coisas que iriam embaraçar os EUA e por isso o caminho mais fácil, mais cómodo foi executá-lo, silenciar o tipo antes de o Julgar…

Sou um admirador do actual presidente dos EUA, mas sei que antes dele ser um cidadão do mundo é o presidente dessa nação…

E por isso fiquei triste…

Sei que a politica real, implica por vezes coisas más…

Mas ao seguirmos a politica real por vezes não estaremos a fazer Justiça, estaremos a ser iguais àqueles que criticamos, estamos a ser Iguais aos Monstros…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 17/05/2011
Código do texto: T2975310
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.