JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
Arvorada, amparada como um direito constitucional, a saúde do brasileiro ganha impotância no corpo da lei na constituição de 1988, de lá prá cá, o que temos assistido é um sem número irregularidades e reclamações por parte da maioria do conjunto social, como tudo no nosso país, as leis ficam tão somente no papel, um amotoado de leis fadadas e submissa à frieza das interpretações jurídicas. O SUS, sistema único de saúde, institucionalmente criado para atender à demanda nacional, em tempo algum atendeu às reais necessidades da população, mais ainda, com o passar do tempo, o SUS tem se mostrado insuficiente, imcompetente e corrupto; a demanda, invariavelmente em escala crescente, sente na pele o elevado preço dos péssimos atendimentos oferecidos pelo sistema SUS de saúde: filas intermináveis, falta de médicos, leitos e instalações físicas insuficientes, isso sem mensionar a inexistência de realizações de procedimentos médicos de média e alta complexidade.
No rastro da imcomprtência e negligência do SUS, uma larga e interminável histórico de CORRUPÇÃO --- ampla e fartamente comprovada ---, envolvendo aí, prefeitos, governos, secretários e gestores da saúde pública de toda ordem, escalão e esfera administrativa: municipais, estaduais e federais; as práticas corruptivas --- ativa, passiva, direta, indireta, empresarial, industria farmaceutica, de licitações ---, só prá citar algumas, encontram sentido de ser e explicações no PÂNTANO DA IMPUNIDADE, impunes e acima da lei, a rede de CORRUPÇÃO E DE CORRUPTOS da saúde brasileira seguem intocáveis suas práticas, deixando por onde passa um contingente incontável de crianças, jovens, idosos, homens e mulheres aleijados do direito maior, o direito à saúde. Até parece que o sistema SUS foi pensado, idelizado para enrriquecer determinados segmentos da classe dominante nacional e os ditos " PROFISSIONAIS DA DOENÇA ", ( o grifo é nosso ! ).
É nesse conexto de práticas corruptivas e de escala crescente da OMISSÃO do Estao brasileiro que entra em cena a figura da JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE, em curtas palavras, é a interferência do Judiciário junto à administração pùblica para fazer valer um ou conjunto de direitos, isso se dá e faz sentido frente ao CAOS E PENÚRIA para àqueles que necessitam do sietema único de saúde, a judicionalização vem como último recurso daqueles que não conseguem ser atendidos pela nossa saúde. Nesta peleja interminável, o Estado brasileiro VITIMA a todos os que recorrem ao SUS; refém predileto das quadrilhas especializadas, a classe trabalhadora e o cidadão comum encontram-se quase que num estado de abandono, enquanto o Estado brasileiro se faz-de-morto e é OMISSO à tudo isso. Até quando a população brasileira vai conviver com esse CANCER SOCIAL ? Até que ponto temos que aceitar um ESTADO BRASILERO caracterizado pela tolerância com relação àqueles que tomam de assalto o nosso país ?
Dimas Cassimiro