Numa noite de insônia.

Numa noite de insônia.

Numa noite de insônia fiquei pensando na Dona Guidinha do Poço, de Manuel de Oliveira Paiva.

No meu tempo de faculdade fizemos um seminário sobre essa obra. Já esqueci muito sobre a leitura da dela. Lembro-me muito bem da minha amiga, Sônia, que apresentou o seminário. Ela disse que iria apresentar o seminário porque ela queria que o seminário fosse bom. O seminário que preparamos anterior a esse foi péssimo. Nosso colega que o apresentou não estudou nada e na hora da apresentação falou muito, mas só enrolou. Lembro-me que estudamos para o seminário um soneto de Cláudio Manuel da Costa. Para preparar o seminário nós encontrávamos na USP, nos barracões pré-moldados, ainda não estavam prontos o prédio de Letras.

Como disse acima que esqueci quase tudo sobre o livro estudado, resolvi pesquisar no Google.

Enquanto pesquisava, fiquei recordando dos encontros com os colegas para estudar a obra. Naquele tempo não havia internet. Se fosse hoje não teríamos tanto trabalho, pois tudo que estudamos está na internet. Como a internet é valiosa!

Sempre fico pensando qual foi a razão que levou nosso professor pedir para ler esse livro. Nunca ouvi alguém falar dele, em todos os livros didáticos que usei para lecionar o livro e seu autor nunca foram citados. Gostaria de saber se algum leitor do Recanto já leu esse livro, motivo que me levou a escrever essa crônica