PÃO COM ÁGUA
(A Orlando Neném, um mendigo que mora nas ruas da cidade em que me criei – Macau/RN)
Porque as pessoas não se interessam pela biografia de um mendigo? Ora, por certo, porque ele nunca deve ter ido à Ilha de Caras.
Todo dia é sempre é a mesma coisa. 7 horas da manhã...
- Bom dia, Zeca.
- Bom dia, Seu Barbosa. O de sempre?
-É. sete pães, um pacote de leite e dez ovos.
- Mas eu deixo os dois pães dele aí?
- Sim, deixe.
- Deus abençoe.
- De nada, Manel.
- Pão doce, viu Zeca?!
- Beleza.
Todo santo dia, era essa a relação entre o bancário Barbosa, o padeiro Zeca e o mendigo Manel.
Pode ter certeza que o chão de um viaduto tem muito mais realidade humana que a cobertura de um condomínio de luxo. Todo mendigo tem o dom de ser um herói... o maior de todos os heróis! Pois ele é o único herói que sai de casa pela manhã pra tentar salvar só a si mesmo. Único?... Que casa?... Um trabalhador sai de casa todo dia pela manhã pra ganhar um salário, comprar o seu pão e não morrer de fome. Ele também é um herói... ele também tenta salvar a si mesmo... ou não? Talvez. Quando ele compra o pão, salva também a vida do padeiro, assim como salva a vida do mendigo ao lhe entregar migalhas! Aí é que tá, muitos vilões salvam as nossas vidas... o patrão, por exemplo.
Um homem que tem a coragem de comer as sobras de um prato alheio, já se torna um herói por natureza!
Não, não é isso... eu não tenho admiração por quem fracassa e desprezo por quem conseguiu se dar bem. Jamais! Apenas admiro a coragem de quem luta para sobreviver na miséria, em vez de morrer, quando se acredita que existe um paraíso após a morte.
Lutar sem armas e conseguir vencer é muito mais heróico. Pois a vitória acontece não por saber atacar, mas se defender das atrocidades da própria vida e dos outros homens. Um homem que consegue sobreviver ao frio de todas as noites é digno de receber, no mínimo, o nosso simples respeito. Nem isso recebem.
O mendigo é um herói, ninguém enxerga isso. O vêem somente como um fracassado. Marginalizam o seu corpo desprezando a sua existência. Caro amigo, não adianta fechar os olhos, eles existem e isso é problema nosso, sim!
Eu honro os indigentes e me orgulho deles... vencer o dia a dia, sem ter armas para lutar compra o desespero da noite, é uma vitória cara que se consegue a troco de uma agressão física e moral. Isso não é glorioso!?
Olha, você aí que reclama porque seu ar condicionado tá quebrado e detesta dormir com ventilador, saiba que deve ser horrível dormir toda noite numa calçada fria da rua... e sem cobertor, deve ser mais horrível ainda. Além do mais, não se matar por causa disso... quer um heroísmo maior?
É engraçado, pô, nós convidamos o empresário ou o sócio para almoçar, gastamos uma fortuna no almoço, damos de esmolas o que resta da refeição, e por isso, achamos que estamos cumprindo um belo quadro social e que somos bonzinhos demais. Pura maldade e ignorância.
É por isso que eu fico pasmo quando sei da notícia que um executivo de sucesso cometeu suicídio porque foi chifrado... É um filha da puta que nunca soube a glória do que é viver.
O mendigo passa o dia sofrendo, mas nem por isso passa o dia chorando. A mulher, porque o marido lhe abandonou; ou o marido, porque perdeu o emprego temporariamente, se acabam no choro e pensam que isso é sofrer. Cumpade, se o frio da noite é a única companhia, abrace-o... Se lamentar não fará que a noite esquente!
...Assim como chorar não é sofrimento, sorrir muito não é ser feliz demais!
Andei sabendo por aí que o bancário se matou, o padeiro foi demitido, mas que o mendigo continua lá na dele, em baixo da ponte, sem ninguém pra conversar e sorrindo banguela para o vento que lhe atormenta!