A CULPA AGORA É DO "SISTEMA"!

Há uma termo bastante usado nos dias atuais para alegar um atendimento moroso ao público: "ESTAMOS SEM SISTEMA, NO MOMENTO!" ou se for através de telefone, ouve-se logo uma voz do outro lado da linha: "POR FAVOR, TENTE MAIS TARDE. SISTEMA INOPERANTE!". Já quando a tentativa é através do computador, aparece logo na tela a conhecidíssima mensagem: "SITE INDISPONÍVEL, DESCULPE! TENTE MAIS TARDE!"

E assim sucessivamente. As evasivas vão surgindo emolduradas com as palavras mais diversas possíveis. Antes da informática, quando não se tinha essa tecnologia avançada e útil dos tempos hodiernos, o subterfúgio, a desculpa esfarrapada era bem diferente, mas sempre causava alguma dúvida, alguma desconfiança. Por exemplo, se fosse numa repartição pública, um funcionário não quisesse atender determinada pessoa, pedia logo para um colega avisar que ele ainda não havia chegado, pedindo então para a dita cuja voltar mais tarde ou outro dia. Essa desculpa ridícula extrapolava o ambiente de trabalho e invadia outros ambientes. Quantas vezes, por exemplo, quando uma "persona non grata" chegava à nossa casa sempre ouvia a seguinte frase:"A pessoa que você procura viajou" ou até essa: "fulano de tal está doente, internada!" Quer dizer, as mentiras, as desculpas esfarrapadas continuam e jamais serão exterminadas da face da terra, a diferença é a sua nova roupagem.

E em cada região do país, conforme o seu respectivo dialeto, o modo de se esquivar de algo ou de alguém é sempre peculiar. Muda o modo de dizer, falar, porém o sentido é sempre o mesmo. E assim cada um vai levando a vida do modo bem acha melhor. Só que esse, todos sabemos, não é bem o mais viável, o mais recomendável. Pois apesar da "mentira ter pernas curtas" ela vai longe! Agora imagina se ela tivesse pernas longas...

João Bosco de Andrade Araújo

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 13/05/2011
Código do texto: T2967052