Beleza física

A beleza física não está no físico. A menos que for pra ser apreciada em fotos. Porque o físico é um tipo de beleza estática. Em movimento, o objeto precisa de outros elementos para continuar belo.

Independentemente do grau de beleza ou feiúra, em uma imagem fixa é sempre possível captar o melhor ângulo. Ou seja, o mais bonito ou o menos feio. Isso acontece também com filmagens ou produções em que se podem fazer cortes e edições.

Na vida real, continuamente em movimento, não é possível fazer cortes e edições. Tem muita coisa que é impossível apagar da memória, voltar a fita, refazer diferente.

Assim, quem se apaixonada pela beleza do amado ou da amada, apaixona-se na verdade por uma imagem. Esse tipo de paixão é o primeiro que acaba, tão logo é consumida.

Já o amor pela essência da pessoa é aquele capaz de captar um tipo de beleza que nem todas as outras pessoas conseguem ver. Mais do que apenas resultado do feitiço do coração, a pessoa que ama consegue enxergar além do físico, consegue desfrutar da verdadeira beleza da pessoa amada e do próprio amor.

Pensando friamente, ninguém quer namorar gente feia. Se bem que feio e bonito é muito relativo. Depende dos olhos. E do amor. De fato, “quem ama o feio, bonito lhe parece”.

Além disso, muita gente feia torna-se bonita por conseguir cativar as pessoas, envolver com seu charme, sensualidade, carisma. Isso conta muito mais do que a beleza física. E não é possível de se produzir com cosméticos, academia ou plástica.

A beleza física muda com o tempo, a beleza essencial não acaba nem com a morte.

(Catalão, 11/05/2011)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 12/05/2011
Reeditado em 12/05/2011
Código do texto: T2966617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.