Semana Mundial do Meio Ambiente

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Desde 1972 comemora-se em 05 de Junho O Dia Mundial do Meio Ambiente, e, consequentemente, a Semana Mundial do Meio Ambiente que é comemorada de 1º a 08 de junho de cada ano. A decisão de comemorar a data surgiu a partir de uma Conferência das Nações Unidas, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar de assuntos ambientais.

No Brasil somente a partir de 1974 é que foram iniciados trabalhos de preservação ambiental e ainda hoje, 37 anos depois, nossas ações ainda estão engatinhando. Há inúmeras atitudes a serem tomadas no sentido de preservar a diversidade biológica e nós, cidadãos desta geração, não devemos cruzar os braços e deixar apenas por conta das autoridades que representam o poder público a iniciativa de buscar soluções para a preservação do meio ambiente. Devemos, sim, nos conscientizar dos males causados pela poluição e degradação do meio ambiente e começarmos a nos organizar tomando atitudes que irão contribuir para a preservação da Mãe Natureza.

Assim estaremos cumprindo nosso papel de cidadãos e fazendo nossa parte para contribuir com a transformação do mundo, preparando-o para que as gerações futuras possam viver sem riscos.

Em Pires do Rio-Go, algumas atitudes isoladas dão os primeiros sinais de se firmar e estimular os piresinos a comemorarem com bastante ênfase estas datas.

Durante a Semana Santa Frei Sebastião,da igreja católica, numa atitude inédita, encontrou um meio de lançar um desfio aos piresinos no sentido de despertá-los para a questão dos problemas ambientais, já que o tema da Campanha da Fraternidade, lançada em 09 de março de 2011 é: “Fraternidade e a Vida no Planeta.”. Ao confessar seus fiéis, ao invés da penitencia tradicional, Frei Sebastião sugeriu que cada um se penitenciasse plantando a semente de uma árvore, de preferência árvores nativas, cuidando dela com todo carinho, até dia quatro de outubro, dia de São Francisco, ocasião em que todos se reunirão para transplantar essa árvore em uma nascente de rio, ribeirão ou córrego.

Sua atitude foi muito elogiada e teve grande repercussão entre os membros da comunidade, pois, agindo assim, Frei Sebastião conseguiu chamar a atenção dos piresinos para a questão ambiental, estimulando as pessoas a praticar ações que irão contribuir para a garantia de vida para as futuras gerações.

Vamos torcer para que todos, poder público e coletividade, independente da crença religiosa, possam seguir o exemplo de nosso querido Frei Sebastião, contribuindo para que as futuras gerações encontrem um ambiente equilibrado para viver.

Devemos nos lembrar que o mundo não é só nosso, mas nós fazemos parte dele e temos obrigação de preservá-lo e plantando uma árvore vamos torná-lo melhor!

A seguir sugiro algumas medidas simples que podemos adotar para garantir o futuro do planeta e proteger a “Mãe Natureza”:

- Plantar árvores

- Evitar o desperdício de água

- Economizar energia elétrica

- Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes

- Economizar gás

- Não jogar lixo nas ruas

- Cobrar dos governantes políticas ambientais.

Iranilda Resende

Iranilda Resende
Enviado por Iranilda Resende em 11/05/2011
Código do texto: T2962528
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.