Assistência técnica Tradicionalista

Hem? O que fazer com uma geração ultrapassada? A tradição pelo menos não passa. Permanece ultrapassada. Passado, presente e futuro. O mundo inteiro no umbigo da vaidade. Umbigo de Adão, de Eva. Não nesta rua onde os pássaros se alimentam nos vergéis. Cidadezinha calma, morta. Gosta bem pouco de palavras novinhas. Vergel. Cena de escampado plantado de bustos. Estátua de Castro Alves. Ou é Camões? Estátuas calmas na extensão vasta. Pontilhando sem pontilhismo a grama verde. Verde inexato. Fixidez impregnante. Certeza compactada. Psiu! São mausoléus? Não. Bustos de Camões. Um olho só e antigo. O texto inteiro lembra um busto em bronze. O tempo inteiro. Na cidadezinha todos escrevem como Camões. Presumidamente o doutor é Camões. Prefeito é Camões. Mal falam entre si todos juntos.

Arcanos jornais contam histórias com palavras arcanas. Velhos coronéis de pijama e fala empolada rezam. (Vai abandonar o latifúndio local este ano?) Palavras que ninguém entende. Muita gente abandonada com ele sem latifúncio. Na periferia. Você entende. Sabe. Dever sério: opúsculo é para livro pequeno. Opúsculo, palavra de coronel. Essas coisas. Para poucos. A julgar pelo impacto que a palavra tem, exsuda doutorados em bacharéis apressados. Adivinhe o caminho? Devo entrar?

Esperem aí. Porque não ouví-lo? Eu lhe disse qualquer coisa fácil, mas ele sumiu. Verte platonismo na máquina de relacionamento. Hoje o platonismo verteu novos elementos de análise. Ninguém quer ver. Sei o que pretende. Vai tirar ternura de antiquário. Vai produzir emoções no “tenho algo a dizer”. Nada mudou. Amar, sonhar, anjos plantados como batatas na terra poética. Hum. Amor que todos dizem em poemas que todos fazem. Não faltava mais nada. Que seja assim.

Vamos! Conseguimos! Parece que um homem coleciona do passado a sensação de alma pura, esquálida, bem-sonante. O passado limpa a alma aculturada da transparente ilusão. Chame-me amanhã. Silêncio. Nenhum culto me chama. Mesmo assim escreve-se um livro. Livro do beicinho burguês diversicolor. O livro da mágica barroca com esperança de garantia moderna. No dia seguinte a perfeição necessitará de assistência técnica. Todos os dias.

---------------------------

Pós-tradicionalista

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 10/05/2011
Reeditado em 09/09/2011
Código do texto: T2960473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.