SÓCRATES RECONHECEU; ENVELHECER SUSCITA SABEDORIA.

Em suas andanças, Sócrates passando por certo lugar chamado Pireu, município vizinho a Atenas, em conversa com um rico senil conhecido por Céfalo dizia: - Gosto de conversar com as pessoas idosas. De fato, me parece que temos de aprender com elas, que já nos precederam no caminho que, talvez, também nós iremos percorrer, informando-nos como se apresenta esta estrada: se áspera, dura ou fácil e cômoda.

A sabedoria precede os obstáculos. Sócrates com a mestria das palavras e com os seus questionamentos reveladores, propunha à Céfalo abrir seu cofre de ricas informações, no que foi atendido prontamente. Céfalo não estabelece parâmetros, oferecendo a Sócrates inestimáveis e poderosas riquezas de experiências.

A humanidade teria prosperado e progredido muito mais se utilizassem com competência as informações e experiências dos idosos.

Entretanto preferem humilhar e desprezar os que com tanta luta e determinação conquistaram o direito de conhecer e viver a sã velhice na plenitude da sabedoria.

Feliz reflexão ......

Roberto Dovanni
Enviado por Roberto Dovanni em 09/05/2011
Reeditado em 09/05/2011
Código do texto: T2959019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.