Um dia para Refletir sobre as relações entre Mães e filhos

Meus votos de que Todas as Mães do Planeta, tenham Paz, Amor e muitas alegrias neste domingo, data esta sugestiva à reflexão sobre a tão complexa, profunda, relação entre mães e filhos. O assunto é de extrema delicadeza e, se aprofundado remete o indivíduo a recordações diversas de sua infância, cerne de seu estar no mundo, estes momentos de reflexão individuais podem levar ,causar, a alguns sensações de vertigem, mas também muitas alegrias, lágrimas e aos mais desavidados, a experiência pavorosa que é a a abertura da caixa de pandora ...

Mas sabemos que no final a esperança é encontrada, se a alma não for pequena, tudo vale a pena, já disse o Poeta. Persistir é fundamental !

Espero que o comércio não obscureça, distraia do objeto em questão. A ansiedade em relação aos primeiros anos de vida do sujeito é descarregada de diversas formas e, uma delas é a entrega compulsiva, impensada, ao apelo midiático em torno das datas festivas, desviando completamente a atenção e o convite aos verdadeiros encontros consigo mesmos, o que torna possível um maior entendimento e reencontro com aquela, neste caso a sua mãe, que é, foi e será por toda passagem nesta vida, a primeira relação que cada qual experimentou vivenciar, tornando-se para alguns referencial, para outros relacionamentos destinados ao sucessso ou a fracasso.

Alguns buscam distanciar-se do vivido, esquecendo-o,se a experiêcia foi por demais dolorosa, mecanismos vários são utilizados para tanto, entretanto não podem escapar do confronto e superação das suas vivencias primordiais.

Neste dia parei para pensar o quanto sofrem as Mães que vem seus filhos padecerem por doenças,vícios, desempregos, injustiças sociais de toda espécie.

Há que ter fé na vida para entregar ao mundo o filho(a) gerado, amamentado, com quem temos e teremos até o último suspiro a relação mais íntima, visceral ( umbilical).

Filhos são os seres mais amamos,mesmo que egoisticamente, por suas mães, pois sem seu bem estar é quase impossível estarem harmonizadas consigo mesmas . São a eles dirigidos esforços às superações para que possam gozar de sua liberdade de direito,

Conquistarem seu espaço no mundo com alguma alegria e sobretudo com dignidade.

Mães , mulheres corajosas somos a maioria em nosso País, pensemos no quanto somos o sustentáculo emocional, intelectual, moral da nossa sociedade. Portanto neste domingo aproveitemos para receber e dar aquele calor que só mãe possui, o perdão, o olhar orgulhoso de que tanto necessitam os que por nós foram gerados, e sob nossa responsbilidade por muitos anos estiveram. Nós os ensinamos a refletir sobre o valor da vida, escolher o cuidado, a coerência e a vontade de serem melhores que nós, mais expontâneos, demo-lhes liberdade de ser crianças e brincarem e desta forma, tornarem-se sujeitos, homens e mulheres colaborativos(as) para a tecitura de um futuro mais justo para toda família humana.

Que seja renovada a chama que fomenta fraternidade, igualdade e liberdade aos nossos filhos e a toda humanidade!

Com meu amor,

Virgínia maio 2004

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 07/05/2011
Código do texto: T2955908
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.