Solidariedade

Solidariedade

Dependência mútua entre os homens, sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente, relação mútua entre coisas dependentes, são algumas das definições de Solidariedade, (quanto mútua é esse hein?). Eu sei que esse é mais tema clichê, mas irei tentar de outra forma ou não, analisar pra você amigo leitor, o significado real e pessoal desse sentimento tão importante para a raça humana

O que seria um ser solidário? (Um ser sozinho, diria um aluno idiota do fundão), desde que me conheço por gente, eu sempre escuto fulano é um ser solidário, e é sempre bom saber que no meio de tanta maldade ainda existe pessoas bondosas no mundo. Respondendo minha própria pergunta, um ser solidário é simplesmente uma pessoa que se doa, em prol do bem comum do próximo, ajudar alguém no momento difícil é primeiramente é uma demonstração de humanidade. Não sei se vocês já sentiram isso, mas toda vez que ajudo alguém mesmo de forma tão simples, tipo auxiliar um velinha a atravessar a rua (Essa é bem clássica), me da uma sensação boa, um “muito obrigado” alimenta a alma.

Quem nunca precisou, eu sei vai precisar um dia de alguém, até porque ninguém consegue viver sozinho, um dia todo mundo cai, e eu tenho quase certeza que sempre existira alguém pra te dar a mão, é coisa de Deus mesmo, ele não errou não na dose, me ouso a dizer, numa visão totalmente sublime e romântica da coisa, que todos nós temos um dom de anjo, nem todo mundo usa né, porém a capacidade e comoção mora dentro dos nossos corações.

A solidariedade também serve pra compreender nossa missão aqui na terra, suponho que exista uma predestinação em cada pessoa, está no lugar, no ano, no dia, e na hora certa, para ajudar, se sacrificar por alguém, é claro que não somos capazes de compreender se devemos ou não fazer, criando em si uma incógnita, pois nem sempre fazemos a coisa certa, não por culpa, talvez por medo, muitas vezes nos privamos, não ariscamos nossa pele, mesmo percebendo que é a coisa certa a se fazer.

E talvez seja por isso, que existam aquelas pessoas, solidárias ao pé da letra, realmente heróis, e não falo do rico que doa só pra dizer que tem, não são todos, mas tem uns que doam só pra demonstrar que tem, porém voltando aos heróis, não irei citar nomes,por que até são muitos, conhecidos e desconhecidos, mas com certeza nobre leitor, você saberá dos quais estou falando, essas pessoas que habitam nossa terra, consegue com um gesto comover, e criar uma reflexão em nossas mentes, e não preciso doar o material, creio que solidariedade de verdade, é aquela que vem das ações espirituais, o amor, o carinho, dar um abraço, dar atenção é um gesto solidário, um simples “bom dia” sendo sincero já vale.

Não quero fazer apelo emocionante e desesperado pra vocês saírem ajudando o povo pelas esquinas e “tals”, sei que esse sentimento vem de cada um, nenhuma propaganda, texto bonito seria capaz de comover completamente você, acho que algumas palavras de incentivo sempre ajuda, mas só pra quebrar a timidez da sua vontade de fazer o bem, sei que não custa nada, mas abro aqui ao fim desse breve texto uma campanha: ” Abraço diário” der pelo menos um abraço por dia, seja em quem for, conhecido ou desconhecido, como uma oração ao fim do dia, tente fazer isso, esse simples gesto pode mudar o astral de alguém. Esse texto foi idéia de uma amiga minha que perguntou se eu poderia fazer algo com esse tema, espero que tenha suprido suas expectativas. Me disperso com uma frase "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” (Franz Kafka)

Um abraço, um aperto de mão e até a próxima.

Diêgo Vinicius
Enviado por Diêgo Vinicius em 07/05/2011
Código do texto: T2954806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.