DISSERAM QUE MATARAM OSAMA BIN LADEN, E DAÍ?
Ainda vão ressuscitar Osama Bin Laden. Esperem para ver.
Toda essa conversa de que depois de morto com um tiro na testa ele foi lavado, envolto em um lençol branco e jogado ao mar me lembra o triste episódio do demente que matou a sangue frio quase duas dezenas de estudantes no Rio de Janeiro. Ele também queria um funeral assim, glorioso, pois na sua demência se achava meio “mulçumano”, devia ter se inspirado no terrorista da Al Qaeda, de acordo com relatos de familiares.
Depois do casamento dos príncipes Kate e William, os telespectadores do mundo pararam de novo para ver os noticiários da morte do terrorista mais procurado do planeta, desde 11 de setembro de 2001. O presidente Barack Obama estrategicamente capitalizou a morte de Osama para aumentar sua popularidade que estava em baixa, pois pretende se reeleger presidente dos EUA, em 2012. Receio que isso não aconteça, se ocorrerem novos atentados perpetrados pelos seguidores do líder terrorista dito assassinado. E qual a dúvida? Ele foi ou não morto pelos comandos norte-americanos numa ação digna da continuação do famoso seriado 24 horas, liderado pelo agente Jack Bauer.
Foi patético ver os noticiários fazendo alarde da festa de comemoração dos americanos, celebrando a morte de Bin Laden, como se fosse a vitória do time de basquetebol ou da Rugby League (o futebol americano). A Nação deveria ter ficado em silêncio. Deveria ter evitado qualquer manifestação de alegria, até porque matar pessoas não é um ato digno de louvor. Os membros da Al Qaeda também assistem tevê e muitos estão sentados ao lado dos que comemoram e cantam vitória. Eles não irão desistir dos intentos de vingança em breve. Quem viver verá. O presidente Obama poderia ter pedido aos americanos que não celebrassem, mas ele perderia votos. Logo os norte-americanos, considerados o povo mais cristão do mundo. Que lição de Cristianismo! Será que vão ficar chocados quando souberem que os membros da facção Al Qaeda comemoram a morte de um líder americano. Vão achar que são bárbaros sanguinários?
Osama Bin Laden morto...
Tenho que rir. Nem precisava eu ter trabalhado em uma divisão de inteligência qualquer para saber que matar Bin Laden seria a última coisa que os americanos fariam. O homem vale dez milhões de vezes mais estando vivo do que morto. Eu explico.
Durante mais de dez anos, o mundo tem caçado o autointitulado líder da facção terrorista conhecida como “Al Qaeda” que é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos. Tal organização é responsável por um grande número de ataques violentos e de alto nível contra civis, militares e instituições comerciais pelo mundo. Eles provocam o caos e a destruição em tudo que considerem inimigo do Islã e de sua ideologia.
Pergunta de aluno do ensino médio ao professor:
- Professor, matando Bin Laden, podemos dormir despreocupados? O terrorismo sofreu uma baixa muito grande?
Resposta:
- Claro que não. Muito pelo contrário. Apesar de Bin Laden ter sido responsável direto pelos ataques terroristas no mundo inteiro, vários especialistas ao discorrerem sobre o tema, como Michael Scheuer, um ex-analista da CIA, afirmam que a Al-Qaeda evoluiu para um movimento e que "… a Jihad é autossustentável, os guerreiros islâmicos lutam contra os Estados Unidos e seus amigos com ou sem a aliança de Bin Laden e da Al-Qaeda originária, e no qual o nome traz inspiração para novos ataques internacionais." Ou seja, com o sem Bin Laden, os ataques continuarão.
O aluno continua:
- Vi na TV que Bin Laden estava desarmado, quando foi atacado. Mas mesmo assim, foi morto. Isso precisava ser feito, professor?
- Claro que não. Foi dito uma porção de coisas para encobrir a verdadeira versão. O fato de dizerem que ele não estava armado mas, mesmo assim, reagiu à prisão e por isso foi alvejado com um tiro na nuca que o desfigurou completamente, é pura encenação. Isso jamais aconteceria. Bin Laden precisava ser capturado vivo para dar informações sobre as células terroristas espalhadas pelo mundo, que estão sob seu comando e até mesmo descobrirem quem são os americanos que estão traindo a pátria. O presidente Obama disse que ele está morto e que foi jogado ao mar, para evitar novas especulações. Mas isso é estratégia do Departamento de Inteligência (CIA). Só um idiota mataria o homem mais procurado do mundo em circunstâncias tão controladas, como dizem que foi o ataque.
- Mas isso é enganar o mundo, professor...
- O mundo tem sido enganado pelos governantes desde que existem governos e governandos. Eles mentiram sobre Chernobyl, mentiram sobre Watergate, mentiram sobre Tancredo Neves, mentiram sobre a central nuclear de Fukushima no Japão e continuarão mentindo sobre uma porção de coisas. O site Wikileaks, do australiano que parece não ter medo de morrer, está aí para provar como os governantes e líderes do mundo são mentirosos.
- Quer dizer que o povo sempre será enganado pelos governantes?
- Talvez não por muito tempo... Isso vai depender de mim e principalmente de vocês. Nós professores fomos vocês no passado. Muitos de nós fomos obrigados a calar a nossa boca durante o governo militar. Ou ficávamos calados ou seríamos presos, torturados e até expulsos do país como muitos o foram. Quanto mais pessoas tiverem consciência das implicações dos seus atos, mais dificilmente os governantes terão poder sobre nós. Você poderá ser um deputado ou governador amanhã. Se for um cidadão ético e honesto, vai preferir dizer a verdade em vez de enganar o povo...
- Mas, no caso de Bin Laden, não é melhor “omitir” a verdade para extraírem dele as informações que poderão salvar milhões de pessoas? Se os americanos disserem que ele está vivo, poderão até tentar resgatá-lo... as células terroristas vão mudar seus planos, pois temerão que Bin Laden os entreguem... não é professor?
- Muito bem... Você está certíssimo. Vejo que está estudando geopolítica a fundo. Pois saiba que é exatamente dessa forma que os americanos estão pensando. As agências de inteligência do mundo inteiro concordariam com esta posição. Manter sigilo e extrair do líder preso todas as informações úteis para prevenir novos ataques terroristas.
- Mas os terroristas também não sabem disso, professor?
- Olha aqui rapaz... eu estou até achando que você é um agente da Agência da Brasileira de Inteligência (ABIN), disfarçado de estudante. O que você está falando chama-se “contra inteligência”. Você está certíssimo. Os agentes do mal sabem que Bin Laden não foi morto em hipótese alguma. Seria um grande desperdício. Por isso mesmo, estão, neste exato momento, mudando todos os seus planos. Os alvos serão outros. Levarão mais alguns meses ou anos para replanejarem novos ataques, pois não sabem o quanto Bin Laden vai dizer sob tortura.
- Tortura?!!! Pensei que a Constituição americana proibisse a tortura?
- E proíbe. A nossa Constituição também proíbe. Proíbe até tratamento desumano. Por falar nisso, vai aqui uma pergunta para a próxima aula: AS FALHAS NO ATENDIMENTO MÉDICO E FALTA DE ASSISTÊNCIA NOS POSTOS DE SAÚDE PODEM SER CONSIDERADOS COMO TRATAMENTO DESUMANO POR PARTE DO SUS? O GOVERNO PODERÁ SER RESPONSABILIZADO CIVIL E PENALMENTE POR ISSO? Fundamente sua resposta com base no inciso III e XLIII do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil.
Um aluno que quase não falava na sala de aula e era muito esquisito cochichou para o aluno perguntador:
- Depois eles não sabem como é que nasce um terrorista...
Jogou a mochila nas costa e saiu deixando a porta da sala aberta.
Acreditem-me, senhoras e senhores, Bin Laden não morreu. Enquanto existirem oprimidos e opressores, governantes e governados, as células do terrorismo se multiplicarão de várias formas. Não precisa ser homem-bomba para receber essa denominação. Deem uma olhada no noticiário das grandes cidades do mundo, especialmente dos países pobres. Assaltos, chacinas e sequestros essa são só uma face visível do terror.
(*) Mathias Gonzalez é psicólogo e escritor.
http://mathias.gonzalez.sites.uol.com.br