MINHA CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO


 
_______________________________________________



 
De uns anos para cá, desde que me ‘percebi’ no time dos idosos, tenho tomado com certa regularidade a vacina contra a gripe durante a campanha de vacinação. E como vou sempre ao mesmo posto de saúde, todo ano acontece a mesma coisa. Embora eu procure chegar em horário que imagino ter menos gente, ainda assim há uma fila de espera. Tudo bem, ficamos num terracinho sombreado, conversas rolam, o tempo passa. O problema é quando chega a minha vez e a funcionária pede a carteirinha, que não tenho. A mulher esbraveja, vira uma onça, como a senhora não tem carteirinha? Não tenho, perdi, sei lá... Aliás, aqui nunca me deram carteirinha alguma! Aquela que eu tinha foi tirada no século passado, em São Paulo, logo que apareceu essa tal vacina pela qual paguei bem caro! E eu nem era idosa! Foi numa clínica particular onde eu levava minhas crianças para vacinar... De nada adianta meu discurso. Ela pega meu RG, preenche um papelzinho e ainda ameaça: no próximo ano a senhora tem que trazer esse papel. É claro que já aconteceu de eu chegar lá sem ele...
 
Hoje passei um bom tempo à procura do bendito papelzinho. Na pasta de documentos, não estava! Em outra pastinha lá no fundo da gaveta, tampouco encontrei... Finalmente desisti, como sei que vou levar bronca do mesmo jeito, tanto faz. Mais tarde, por acaso, lembrei de uma bolsa que pouco uso e fui olhar. Oba, achei! Lá estavam uns papeizinhos grampeados, com datas de... 2006, 2007, 2008 e 2009!  Amanhã, quando for ao posto de saúde, vou levar bronca. Não tomei a vacina em 2010... (lembro perfeitamente que me esqueci rs).
 
Todo ano acontece a mesma coisa e todo ano fico a pensar nas mesmas questões: Por que temos que apresentar atestado de vacinação do ano anterior?... Por que essa mulher não me faz uma carteirinha?... Economia de papelão?... Vou lesar o Estado?...
 
Ou será que é porque temem que alguém queira se aproveitar da vacina gratuita e tome logo duas de uma vez? Uma aqui, outra acolá... quem sabe?
 
Talvez eu esteja sendo injusta, pode ser que o Ministério da Saúde tenha um motivo muito mais forte que justifica toda essa burocracia: proteger os velhinhos do Alzheimer!
 
Não esqueça onde você guardou a carteirinha...
Não se esqueça de trazer a carteirinha...
Não se esqueça de tomar a vacina...