Um Par de Tênis na Bagagem

Não é só na orla de Maceió, onde faço as minhas habituais caminhadas, que o tênis é meu companheiro inseparável. Sempre que viajo, a passeio ou a negócio, ele vai na minha bagagem. Aonde chego, se tem mar, rio, lago ou lagoa, procuro caminhar em suas margens. Acho que a minha atração por água deve-se ao fato de ter nascido às margens do São Francisco, o rio da Unidade Nacional, mais conhecido popularmente como “Velho Chico”. Se não é por isso, é pelo atrativo natural da água, que é vida. Assim, se a caminhada é para a nossa revitalização, melhor ainda estar próximo do que simboliza a própria a vida.

Sempre que leio ou assisto palestras sobre atividade física, a caminhada é mais citada, por ser algo natural, sem o excesso que pode ocorrer numa academia. Além do mais, estamos em contato com a natureza, cuja contemplação traz também vantagens mentais ou psicológicas. E o equilíbrio físico e psíquico nos faz elevar a auto-estima, graças à endorfina produzida na atividade física, substância responsável pela sensação do prazer. Diante de tantas vantagens apontadas na caminhada, sugiro ao amigo leitor que, ao arrumar a mala, não esqueça de colocar o seu companheiro ideal, o par de tênis.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/05/2011
Reeditado em 04/05/2011
Código do texto: T2948857
Classificação de conteúdo: seguro