IRRESISTÍVEL ATRAÇÃO
 

 
Tudo o que se refere a famílias reais e à nobreza em geral, principalmente fofocas sobre elegância ou deselegância de princesas, esta ou aquela que conquistou o coração de um nobre, sempre atraiu a atenção dos pobres mortais.
 
Ao longo do dia 29 de abril pude ver vários flashes do casamento do príncipe, o grande evento do momento. Por todo lado onde estive os aparelhos de tv estavam ligados e não se falava de outra coisa... O que chamou a atenção e me impressionou, entretanto, não foram as roupas especiais ou chapéus esquisitos das convidadas, mas a ordem em que tudo aconteceu, dentro do horário previsto e preciso, bem britânico. O comportamento civilizado da multidão que seguia os policiais até os lugares permitidos diante do Palácio parecia coreografia ensaiada, sem corre-corre nem empurra-empurra comuns ao nosso povo tão carente de educação. Tive inveja, confesso. E a cena do beijo que o povo queria ver mais e mais, pedindo bis...
 
Fiquei pensando nos motivos que movem a nossa curiosidade por tal acontecimento. A começar pelos súditos emocionados, aprovando a história de amor do seu príncipe. E toda aquela gente das mais variadas idades e nacionalidades que foi até lá só para assistir à festa, mesmo de longe, e também se emocionar. Além de milhares e milhares de pessoas de todos os cantos do planeta que seguiram tudo com os olhos grudados na telinha.
 
Não acredito que seja unicamente por se tratar daquilo que vai em nosso imaginário: a fantasia do conto de fadas que se concretiza, que pode ser visualizada, acompanhada de perto. Isso conta, mas tenho a impressão de que algo mais profundo se passa em nosso interior. Talvez inconscientemente, para nos sentirmos mais seguros, tenhamos necessidade de manter tradições, de seguir certos ritos, que por sua vez demandam certa pompa e certa ordem.
 
Seja lá o que for, o fato é que o casamento de um príncipe, mesmo no século XXI, ainda é capaz de exercer irresistível atração...
 






imagem:google