Os Novos Costumes
OS NOVOS COSTUMES...
Na casa de Geninho os costumes mudaram. Até certa época seguia - se a tradição da casa se seu vovô. Hora para almoçar, jantar e dormir. Agora tudo é liberal. Todo mundo almoça em horário diferente. E nem dorme –se mais. Vira –se à noite na tv, na internet e nos filmes.
Como era bonita a mesa posta. As toalhas de linho, os talhares, os copos e taças de cristais. Hoje não se põe mesa. Os meninos comem em frente ao computador, dos vídeos games e tvs. Os adultos nem almoçam, lancham em pé nos intervalos rápidos de trabalho.
É óbvio que é impossível nos dias hoje reunir a família ao redor de uma mesa. A pressa não permite mais as refeições relaxadas e as comidinhas caseiras. A imagem do chefe da família na cabeceira é coisa dos antigos. Até porque as mesas modernas são redondas, ovais onde ninguém se sobressai dos demais.
Falta nos tempos modernos a solenidade nas refeições. Falta a autoridade do chefe da família sentada à cabeceira. Falta a comidinha caseira e quentinha posta à mesa. Falta a oração do pão nosso de cada dia antes das refeições. Falta a sobremesa e o café servido na sala de estar onde flui a conversa descontraída e se acertam detalhes ou se resolve problemas. Falta gente para preencher os lugares nas mesas mesmo de seis lugares. Hoje raro o casal que tem mais de dois filhos.
O homem por mais livre e moderno que seja, está intimamente ligado as tradições e aos costumes. Cristo reunia-se com seus discípulos ao redor de uma mesa.
Os que vivenciaram a solenidade das grandes ceias, sentem saudades. Os que não vivenciaram tenho certeza que gostariam de viver tais momentos. Se a semana tem sete dias e se em cinco deles é impossível voltar ao modelo tradicional da casa do vovô, porque não fazer isso no sábado ou domingo?