O prazer num olhar!

Saí!fui comprar uma frutinha,me apetecia,toda a semana comendo coisa feita com gordura e não sei mais quê.Fiz um esparguete,bem simples,mas me apetecia uma salada e uma bendita fruta.Fui no mercadinho escolhi tomate bem gostoso,á vista,e um cacho de banana,que bonito e cheiroso,simplesmente aprazível.Lá vinha eu com minha roupa europeia,dá nas vistas dentro de um mercado marroquino lá dum lugarzinho,Berrechid,tinha umas bonitas botas de traquejo artesanal com cabedal cosido á mão,quase um galã.Aí!cruzo com uma família bem pobresinha,a mamã com o pequenote na mantilha em suas costas,como costume,á sua volta três ou quatro filhotinhos,meninos e meninas não recordo já pormenores ou quantidade.Um deles com seus olhinhos grandes e cristalinos me olhou e seu olhar faminto pegou meu cacho de banana,me despancou,me fez cair na minha realidade de que tem gente buscando resto de lixo em saquinhos plástico na esperança de arranjar algo ainda prestável,e ali estava aquele menino devorando minhas bananas com o olhar faminto.Sem hesitar,já tinha passado umas passadas depois deles,voltei,o menino andava mas seu olhar tinha ficado preso em mim,seu rostinho continuava me fitando,que torbilhão de pensamentos iriam correndo em sua mente,fiz-lhe sinal para não dizer nada e estendi-lhe o saco com as bananas. Que sorriso!que olhar brilhante,que alegria,pegou as bananas e me agradeceu com o olhar,sabia que o não entenderia.Lá foi,ao virar a próxima esquina voltei a olhá-los,seguiam felizes,aparentemente,possivelmente a sua refeição de hoje estava garantida.Que prazer me deu aquele olhar,minhas apetecidas bananas não eram mais,em minha mão,pequeno valor que julgo ter contribuído para um momento bom para alguém.