FELIZES PARA SEMPRE - E DEPOIS?
Histórias infantis sempre encantam; a imaginação e a fantasia correm soltas, o que é ótimo para estímulo da criatividade e o gosto por escutar e ler histórias. As pesquisas mostram que o estímulo pela escuta da palavra é um campo fértil para o afeto, o desenvolvimento cognitivo e a inteligência emocional, que dizem respeito à maleabilidade do ser humano em resolver problemas e se adaptar às diversas circunstâncias.
Voltando às histórias infantis ouvidas. Os finais felizes eram sempre esperados e poderiam ser repetidos muitas vezes. Até hoje, ao ler um romance ou ao assistir um filme, fico torcendo para um final que dê certo. Já são tantas coisas incertas na vida, a começar por ela própria.
Na minha infância lia muito, pois era estimulada por papai que gostava de trazer, de suas contínuas viagens, livros. Meu irmão recebia incentivo para decorar poesias e Jorge de Lima era o preferido de papai, talvez porque a casa de meus avós paternos, que era também dele,ficava a 100 metros da casa do grande escritor, poeta, pintor e médico e ele deve ter conhecido muito o Dr. Jorge e sua família. Depois, a casa comercial de papai ficava em frente à casa dos pais dele e que hoje é o Museu Jorge de Lima, em União dos Palmares. Também quando era pequena escutava da minha babá Berenice inúmeras histórias que me faziam voar e sonhar com todos os brilhos e luzes que a imaginação permitia. Minha querida de abril de babá foi alfabetizada adulta,embora tenha chegado na minha casa por volta dos doze anos. Eu a acompanhava, bem pequena, para as aulas noturnas de alfabetização. Acredito que eu ganhava com isso o fato dela aprender a ler e me contar outras lindas histórias. Ao ouvir ou ler, uma coisa me intrigava: não havia o só depois de “viveram felizes para sempre”. O que significava o sempre? Teriam filhos? Ao perguntar, recebia sempre a mesma resposta: “Entrou por uma perna de pinto, saiu por uma perna de pato e seu rei mandou dizer que contasse mais quatro”. Gostava da ordem do rei, mas não entendia as pertnas do pinto e do pato.
Conversando, descubro que a netinha de uma amiga possui livros da Coleção infantil – Os clássicos e as virtudes. Descubro que alguém se incomodou com o não saber o que aconteceu com a Branca de Neve e o Príncipe, a Cinderela e os Três Porquinhos, procurando dar um prosseguimento às histórias. Falta mais divulgação para que a curiosidade de algumas crianças sejam satisfeitas.
O mundo parou nas primeiras horas deste 9 de abril de 2011 para assistir o casamento real do príncipe Wiliam e a bela Kate. As pessoas continuam sonhando com casamento tipo conto de fadas. Juraram amor eterno e fico desejando que sejam felizes para sempre, que tenham filhos e, mesmo com suas diferenças, saibam ser exemplo de união. Eles ganharão, a Inglaterra tembém e o mundo torce para que tenham amor eterno.