AMIGAS ! ! !



Estranho acordar descer as escadas e não encontrar na sala de tv, minhas amigas de quatro patas. Mas, a vida é feita de mudanças, a impermanência é uma constante. Adaptar-se a elas, é nossa única opção ou então vem os processos depressivos e lamurientos.

Nessas horas de perdas, é que mais sinto gratidão pelo trabalho voluntário, "o sair de mim e dos meus" para servir ao semelhante do caminho. Faço essa atividade há quase três décadas. E sempre me questiono: se ofereço algo ou se mais recebo.

Nesses dias estou atarefada com o preparo de palestras e aulas, que fazem parte desse trabalho voluntário, e como me ocupam a atenção! Faz minha alma espairecer, centrar em outros focos que não o da ausência que causa tanta saudade.

Ontem à noite fui andar com AMIGAS, que moram no condomínio. Andamos por mais de duas horas e além de tratar do corpo, que agradece pela atividade física ótima que é a caminhada, tratamos da alma. Cada uma desabafando suas preocupações, aborrecimentos, e buscando um ombro amigo. E claro, se divertindo muito também, com colocações bem humoradas. Começou a chover no final de nosso exercício, aproveitamos para dar uma corridinha, bem inha, rs.

Nos despedimos, não sem antes marcar um programa pra hoje no final da tarde. E entrei em casa pensando: abençoada são as pessoas amigas, e triste quem vive sem elas. Somos seres gregários, precisamos da troca boa, confiável, ela vale mais que qualquer terapia paga.

Certa vez li em um livro, que agora não me recordo o título, que os pomares são cultivados, com plantas da mesma espécie perto uma da outra, justamente porque, elas se fortificam e produzem mais frutos e de melhor qualidade, estando assim reunidas.

Fico pensando como somos parecidos com as plantas, quando acolhidos em um grupo, temos mais ânimo e superamos com mais facilidade as adversidades da vida.

Por isso sou favorável ao cultivo das boas e sinceras amizades, e tê-las, é uma arte, que nem todos dominam. Pois, exige: doação, generosidade, sinceridade e bem querer.
Mas, vale muito a pena, cada minuto de atenção que ofertamos a uma amizade, pois o retorno é um presente.

Hoje, a mídia muito fala sobre as agressões gratuitas que as pessoas sofrem, mas, penso que deveriam reforçar a ajuda e acolhimento que existe à nossa volta, pois a solidariedade é muito maior que a agressão, somente penso que o mal ganha mais os holofotes que o bem.

Eu, sigo pensando que deveríamos dar muito mais destaque ao que é bom. Quando enaltecemos um acontecimento ruim, estamos reforçando, fazendo com que aquilo circule e seja mais divulgado do que necessariamente precisaria.

Mas como diz o Caetano Veloso : "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".


(Foto da autora)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 28/04/2011
Reeditado em 09/11/2011
Código do texto: T2935992