E AGORA PROFESSOR
 
E agora professor?... Vamos falar sobre poesia, mostrar para todos como é bom exprimirmos nossos sentimentos. Não vamos ser só práticos, mas vamos mostrar na sala de aula que podemos trabalhar; brincar com a poesia, declamando em voz alta para que possamos entender o que tanto queremos dizer.
 
Vamos escrever na lousa, algo sobre o que entendemos de cada poesia que decerto fora lida. Vamos brincar de quem é quem com nossos alunos para estes certamente conhecerem melhor o que é ser um poeta.
 
E agora professor?... Nós que podemos ter influência sobre o que ele lê. Leia poesias para seus alunos porque ela desperta sentimentos e podemos até mesmo imaginar o que possa acontecer. Deixe seus alunos comentarem sobre vários autores que o mesmo conheça. São tantos autores. São inimagináveis gêneros de poesias a nosso dispor aonde vamos de um continente a outro num mesmo barco que tanto nos fala de sentimos. Leia Carlos Drummond, Vinicius de Morais, Patativa do Assaré, ou mesmo Alexandre de Oliveira que se encontra aqui para lhe ajudar.
 
Chegou a nossa hora de juntos podermos passar a poesia para nossos alunos. Porque todo poeta é um fingidor da dor que deveras sente. Este trabalho é áspero como tudo é naquilo que queremos fazer. Porém, não se espante se dentre os alunos encontrarmos um poeta.
 
Digo mais professor nestas visitas a tantas escolas eu vi os olhos destes como bem brilhavam quando certamente recitavam uma poesia e ficavam pasmos com a história que liam e até conheciam de perto seus próprios autores.
 
Saiba que você levando a poesia para a escola você está ajudando a educar nossos alunos e quem sabe meu caro alfabetizador enriquecer seus conhecimentos, pois ela abre as portas da sua imaginação. E quando aberta deixe o pássaro que nela se encontra voar, voando livre sem que com nada se preocupe porque todos nós somos sonhadores, e sendo assim deste modo queremos educar.