primeiro dia no trabalho novo
Depois de tomar o café (com pão) que a empresa fornecia, encaminhei-me ao encontro do "encarregado" a quem não poderia perder de vista.
Éramos uma família tão pobre que muitas vezes nos faltava comida em casa. Então aquele simples café com pão era especial para mim.
Não perdi o 'encarregado' de vista. Seria meu primeiro dia de trabalho em um pomar de maçãs, coisa muito comum e muito menosprezada naquela época em minha cidade. Aos 14 anos de idade não me sentia muito a vontade com a situação, mas, desde que meus colegas de escola não me vissem, tudo bem.
Com a turma reunida o fulano rumou para o enorme estacionamento, em direção a um ônibus que a mim parecia uma coisa de outro mundo de tão grande e bonito, meu coração se encheu de uma alegria repentina, uma vez que jamais entrara num daqueles.
Bom, ao chegarmos perto do veículo fiquei supreso, pois o chefinho não parou, seguiu em frente, em direção a um circular. "Ok", pensei, "circular está de bom tamanho". Passamos também e nos dirigimos a um caminhão, nesse momento me preocupei um pouco, pois encima de um caminhão, atravessando a cidade, qualquer colega de escola poderia me ver. Entretanto a coisa ficou um pouco pior quando passamos em frente ao caminhão e rumamos para uma camionete. Não lembro bem o que eu pensei, mas a sensação não me sai da cabeça, parecia que tinham tirado de mim o café da manhã especial.
Por fim, além da camionete só restava um trator com um desses carretos atrás, de apenas um eixo, então pensei, "ainda bem que não vamos de trator". É, mas fomos.
Eu não sabia se me preocupava mais em me segurar no meio do grupo, devido aos solavancos, ou com quem eu via (ou me via) naquela situação.