CRÔNICA – Brasil, sinônimo de caos...

 

CRÔNICA – BRASIL, SINÔNIMO DE CAOS – EM 22.04.2011

 

            Meu Deus, por que não temos nenhuma notícia boa, nem nos jornais e nem na boca do povo?!

            A criminalidade tomou conta do noticiário dos jornais falados, escritos e televisionados. Só se fala em mortes por assassinatos de pessoas até jovens, belas crianças, moças ainda na puberdade. Tiram-lhe a virgindade e, por desgraça, também a vida daquelas que sonharam com dias lindos num futuro tão próximo.

            O pior de tudo é que a polícia, que ainda não é bem instalada, prende os criminosos e a justiça os manda soltar, ora por falta de provas, quiçá por serem primários. Mas quem já viu no mundo uma pessoa ter a oportunidade de matar dada pelo governo, sim porque as autoridades é que autorizam esses crimes hediondos e ainda ficam dizendo que estão legislando duro, com reprimendas capazes de amenizar ou acabar com a situação de verdadeira chacina que impera entre nós. Pra mim, que sou leigo, Juiz que autoriza a soltura de criminosos deveria ocupar o lugar deles nas penitenciárias. Mas, também, país que não tem como manter os presos na cadeia, em face da superlotação, seus dirigentes deveriam ser banidos da política para o bem de toda a nação.

            Sabe aqui no Recife temos a penitenciária do Aníbal Bruno, que tem capacidade para 1.400 presos. Mas a lotação atual dessa entidade é de somente 4.300 presidiários, e além do mais, nos dias de visitas cerca de 15.000 pessoas entram no recinto privativo e aí começam a distribuir celulares, entorpecentes, crack e tudo o que é ruim no mundo.

            Quando num país nós temos o Tiririca, um grande palhaço analfabeto, fazendo parte da comissão de educação da Câmara dos Deputados, eleito pelo povo educado, preparado e politizado de São Paulo, pela nata, chegamos a uma conclusão de que ele, tal qual o Lula, que agora vai ser prefeito da capital paulista, podem ser plenamente presidentes da republiqueta de meia tigela que é o Brasil das marionetes.

            Dessa vez o PSDB vai ruir totalmente, pois o seu único reduto forte era o Estado de Sampa. Lula já está enfronhado pra valer entre os paulistas, a Dilma também, o Serra não é bom de voto, e o Aécio, que era a única e última esperança, na sombra do Tancredo, acaba de ser incluído no dossiê do PT para as próximas campanhas ao dirigir com a carteira vencida e ter se recusado a fazer o tal exame alcoólico. Começou a ser fritado. Esse exame que para mim é inconstitucional, mas eles mesmos votaram que a negativa seria enquadrada como crime... Fazer o quê? A ninguém é dado o direito de se denunciar...

            Imaginem se esse aparato policial tivesse a serviço na era em que Lula era presidente... quanta cachaça iriam pegar no seu sangue, pois segundo dizem ele é acostumado em tomar todas a que tem direito. Mas ele não dirigia os automóveis em que andava. Bom que se diga nada estou afirmando, mas apenas noticiando o que se tem conhecimento na internet e na mídia. Eu nada critico porque tomo as minhas, e pronto! Pqp pro resto...

            Quem deve estar gostando é o doutor Kassab, que até partido político está criando, o PSD, isso depois de gozar das benesses do atual DEM, que deve implodir...

            Pra variar, como acontece todos os anos, o Recife está debaixo d’água, com centenas de famílias desabrigadas, suas casas desmoronando ladeira abaixo, e o prefeito, que estava passeando em Madri, voltou às pressas para demonstrar ao povo que se sacrificou da viagem em defesa de seus eleitores. Pra variar, começou abrindo créditos especiais de milhões de reais para conter barreiras e minorar o sofrimento dos miseráveis, isso sem qualquer concorrência pública, e ai é onde funciona o ralo do dinheiro público: Esse é meu, esse é teu, esse é meu...

            Quanto ao resto, só se fala em aumento de preços, de inflação desde o primeiro dia do governo da doutora Dilma Rousseff.

Meu abraço... Fico por aqui...

 

Ansilgus

 

Em revisão.


Comentários:

 

24/04/2011 17:49 - Celêdian Assis:

Muito pertinente sua crônica e concordo com cada colocação sua. Entendo bem do que diz sobre a inconstitucionalidade do ato de obrigar alguém a submeter-se ao bafômetro, pois nunca se sabe sobre a intenção ou às vezes até da arbitrariedade de quem se propõe a aplicar o teste. Recentemente meu filho foi vítima de uma grande arbitrariedade, pela qual até abrimos processo. Ao tentar estacionar seu carro em uma rua e quando já fazia a manobra de ré, foi surpreendido com um homem não fardado convencionalmente, colocando um cone e impedindo a manobra. Ele de imediato pensou que era um desses flanelinhas abusados que ficam guardando vagas e então perguntou-lhe o porquê daquela atitude, ao que recebeu uma resposta autoritária e mal educada. Ele arrancou e quando saia o homem gritou e mandou que parasse. Obviamente que ele não parou, pois não sabia qual a intenção do sujeito. Por absoluta falta de sorte e o que deveria ser o contrário, tudo aconteceu quase em frente a uma delegacia. Ele saiu e estacionou seu carro dois quarteirões a frente, ali pertinho, pois não tinha nada a temer e quando desceu do carro viu-se cercado de duas rádio patrulhas, além do tal homem que o havia abordado e os policiais armados como se tivessem a caça de um bandido e o trataram como tal, inclusive o tal sujeito, que somente nesta hora identificou-se como policial, deu-lhe um tapa na cara. Exigiram que ele fizesse o teste do bafômetro e ele se recusou terminantemente e pelo qual o conduziram a uma delegacia. Detalhe importante, faziam seis meses que ele não bebia uma gota de álcool. De lá o conduziram para o IML onde ele faria o exame de sangue e outros testes de equilíbrio. Foi quando ele explicou ao médico o porquê de sua recusa, por conta da brutalidade e arbitrariedade da abordagem, ao que foi prontamente entendido e tendo feito somente os testes de equilíbrio, pois o médico percebera que realmente ele não havia bebido.

Continuando: Enfim, quem me garante que com o Aécio não foi diferente? Quem sabe se a abordagem dele não foi proposital por interesses políticos? Talvez tivesse até bebido, sei lá se sim ou não. Homens públicos também bebem, como o belo exemplo que você deu, mas dou-lhe razão de fazer valer o seu direito constitucional de recusar-se, se ele entendeu que havia alguma má intenção naquele ato. Quero deixar claro, sou absolutamente a favor da proibição de dirigir alcoolizado, mas absolutamente contra qualquer tipo de intimidação ou arbitrariedade. Desculpa se me alonguei tanto, mas foi mesmo como um desabafo motivado pela sua excelente crônica. Um grande abraço.

Para o texto: CRÔNICA Brasil, sinônimo de caos... (T2925680)

26/04/2011 14:02 - Giustina, meu abraço:

Como professora de História, mas principalmente como uma pessoa curiosa e crítica, sempre acompanhei os fatos sócio-políticos do Brasil. E cada vez mais me convenço que este não é um País sério! Porque convivemos, desde a época da colonização, com a roubalheira dos sucessivos governantes e continuamos reelegendo os mesmos. Com a agravante que agora virou moda eleger gente sem as mínimas condições, com a desculpa de "protesto". Bretch já dizia que o "pior analfabeto e o analfabeto político" e parece que é isso aí que se vê no eleitor brasileiro. E o que é pior: o povo não se mobiliza para exigir soluções (como o caso das aposentadorias astronômicas de parlamentares que, sem trabalhar, têm direito a ela após poucos anos de mandato). Para um povo que, em vez de lutar, como fizeram TODOS os outros povos americanos, preferiu pagar à Inglaterra para comprar sua independência, o que se pode esperar? Temos tidos os governos que merecemos... E esse status quo vai se perpetuar, até aprendermos a exigir que a Educação seja prioridade neste País tupiniquim. Grande beijo, meu amigo.

Para o texto: CRÔNICA – Brasil, sinônimo de caos...  (T2925680)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 23/04/2011
Reeditado em 26/04/2011
Código do texto: T2925680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.