HISTÓRIA DO FILHO DO HOMEM
 
Eu só sei o que nada sei, e tudo parece se desenhar a nossa frente à pelo menos um palmo de meu nariz o qual nem sempre devo metê-lo aonde não devo. Porém, tenho necessidade de submetê-lo a tudo o quanto possa. Veja meus queridos leitores se tudo não acontece da forma que Deus, Nosso Senhor e Pai, realmente Ele quer.
 
Vejam que nada adiantou um daqueles doutores conhecendo a causa pela qual Jesus foi acusado, passou o tempo preciso observando a pino tudo o quanto Jesus descrevia em suas pregações, ditava em seus sermões palavras de amor e fraternidade dentre os homens, para aqueles homens que certamente lhe acompanhava, e dentre estes um deste se submeteu a ir contra todo poder absoluto daquela época para que assim fosse esclarecido que o seu protegido não fazia nada contra as leis impostas.
 
Apenas, mesmo sabendo que este homem era sempre tentado de uma forma ou de outra, tentava advogar suas causas, comprovando-as até. Num dado momento este defensor, muito experiente, talvez um dos melhores advogados naquele momento, alia-se a outro doutor, este conhecendo a causa através já deste que defendia Jesus. E num dado momento quando um daqueles que lhe pergunta o que vira diante de seus olhos, ele com toda sapiência diz que vira, tudo o quanto lhe deixara maravilhado com as palavras proferidas por Jesus, e o que Jesus dissera a respeito da lei.
 
Lei esta talvez criada pelo homem, porque naquela época em que tínhamos o rei Herodes, e o governo supremo de Pilatos, este por não encontrar nada que denegrisse seu governo, tampouco a nada que viesse macular a imagem daqueles, ou daquele lugar antes de fazer qualquer pronunciamento, pergunta diante de todos ali presentes, isto próximo a páscoa o que teriam a dizer contra os feitos do mesmo, e este doutor ergue-se, deu um passo a frente de onde se encontrava e como se fosse sua ultima tentativa, seu grito de misericórdia, diz que o acusado nem por atos, nem por palavras desrespeitara as leis de Roma.
 
Mesmo assim, nada adiantou. Aquele doutor, defender Jesus, lamentar a perca perante os que acusavam seu protegido, este foi onde se determinaria a vida ou a morte daquele homem que tanto viera falar de paz, de amor, e fraternidade dentre todos, e tanto foi que até hoje parece que ninguém o compreendeu, nem compreende as palavras deste que esteve dentre nós.
 
A história aconteceu, e acontece diante de nossos olhos, mesmo sendo povo, leigos, ignorantes tivemos conhecimento de toda História do Filho do Homem, e mesmo sendo injustos como fomos à história descrita por Deus se cumpriu, mesmo tendo dentre nós aquele que traíra a confiança dos demais e vendera seu líder por algum dinheiro tão insignificante, e depois reconhecendo o mal que fizera tenta convencer que Aquele não era da maneira que ele pintara como ele dissera ser.
 
Muitas destas histórias poderemos ouvir, e ficarmos ciente porque a meu ver toda história de um modo ou de outro se repete não importando por quem, nem como é contada, mas uma certamente creio que seja verdadeira porque creio que se não fora por Deus determinada não estaria aqui narrando do meu jeito esta história sem acrescentar nada além do que vim saber se sei que nada sei.