VELHAS FOTOGRAFIAS .....

 

 

     .....me trazem as mais doces recordações. Muitas vezes me surpreendo ao observa-las com olhos de águia, buscando novos detalhes, tentando relembrar as sensações daqueles momentos registrados e das imagens eternamente gravadas no meu coração . Como posso esquecê-las ?

    Interessante é que sendo um incorrigível observador toda vez que examino uma foto percebo detalhes diferentes e não contenho um sorriso ao me lembrar de situações que me deixaram constrangido, feliz , curioso , de momentos em que o coração bateu mais forte, dos meus sorrisos de plena satisfação e que ficaram ali registradas .

    Ainda não tive paciência para contar quantas fotos estão arquivadas nos meus álbuns e então agora , com o auxilio das câmeras digitais ficou muito mais fácil guardar os melhores momentos e as mais doces lembranças.

    Embora nem sempre me considere um saudosista, gosto de passear pelo túnel do tempo, gosto de buscar nas fotos de anos passados as mesmas emoções sentidas em inúmeros momentos, alguns deles até mágicos.

     Ontem, prosseguindo na árdua tarefa de organizar meus rabiscos (aliás por falar nisso, quanta coisa joguei fora !) , tropecei numa foto antiga . Era de uma linda festa e que por um motivo que já não consigo me lembrar, estava sozinho .

    Na tal festa vários conhecidos e amigos estavam presentes e um deles, fotografo amador , na verdade não apontou a sua câmera na minha direção mas na da pessoa que estava numa mesa próxima.

    Ocorre que, por um motivo inexplicável (como sempre, nada acontece por acaso) , nesta foto via-se nitidamente a família de um casal de amigos, uma pessoa muito especial e que marcaria minha vida para sempre e eu , completamente distraído, pensativo e olhando para uma paisagem distante.

   Interessante também é que nesta mesma festa fui fotografado outras vezes e em algumas dessas fotos, por “coincidência” ou não, essa pessoa especial a que me referi anteriormente estava quase sempre presente .

    Então, examinando novamente essa velha foto foi como tivesse voltado a ouvir os mesmos sons daquela noite, as mesmas músicas, o burburinho das pessoas que falavam alto e acreditem ou não, pude até sentir o sabor da cerveja morna que estava num copo bem à minha frente.

    Lembro-me que nossos olhares se cruzaram numa fração de segundo e foi como se um raio penetrasse pelos olhos e percorresse todo o meu interior . Foi uma sensação de alta voltagem, eletricidade pura que aqueles olhos me trasmitiram e ainda impressionado com a força daquele olhar dei um pequeno sorriso e recorri ao copo de cerveja , quem sabe, tentando despertar do choque ou aterrizar na mesma mesa em que permaneci estático depois de com certeza ter subido às nuvens.

    O que aconteceu depois não é tão importante e para falar a verdade nem me lembro. O que a foto me transmitiu novamente foi a força daquele olhar intenso, penetrante e com um brilho de fato mágico, inesquecível.

    Tempos se passaram e em outras ocasiões me encontrei com essa pessoa em eventos onde as famílias estavam reunidas. Conversa agradável, sem maiores intenções mas, sempre uma agradável presença.

    A velha fotografia me trouxe muito boas lembranças , alegrias, doces sorrisos e algumas decepções .

    Não que eu queira ser saudosista, não que eu queira reviver lembranças já passadas e que, sem nenhuma dúvida devem ficar esquecidas, não que eu tenha olhos de águia terrivelmente observadora mas, sem ter como negar, velhas fotografias quase sempre me trazem doces lembranças.....e como trazem .....

 

 

                                 *********




(.....imagem google.....)