Pequenos passos, grandes vitórias

Colocar em pratica condutas edificantes faz a vida fluir melhor e por isso, alcançamos excelentes resultados quando levamos paz as pessoas. Ao propiciar momentos de harmonia a quem nos é caro (especialmente os não muitos queridos), conseguimos excelentes respostas especialmente quando nossas palavras são seguidas por atos. Um exemplo aconteceu anos atrás quando visitei um amigo sem saber que ele estava com depressão. Ao passar pela cozinha, notei que os talheres pareciam repousar na pia há tempos - não havia mais espaço para nada a não ser que alguém ali resolvesse fazer algo. Sem pedir licença, tomei a esponja, sabão, toalha, etc e aos poucos fui lavando talher por talher dirigindo palavras firmes e seguras. Internamente, sabia que ele sentia vergonha de sua impotência frente à crise na qual estava mergulhado porém minhas palavras estavam dirigidas de forma jogar para o alto o seu astral afastando para longe o negativismo.

Aos poucos, seu olhar foi ganhando brilho até o momento que começou soluçar. Sem delongas, confidenciou o quanto sofria ao ver seu lar transformado num deposito de pessoas com rosto sem expressão pois todos lá dormiam boa parte dos dias de folga para a noite, mergulharem num mundo de sonhos vivendo a solidão acompanhada de um computador. Com destreza, fiz perceber que atitudes bem simples como aquela mudariam muita coisa se ele fizesse sua parte vivendo sua historia como se aquele fosse o seu ultimo dia. Disse que estava lá como verdadeiro amigo estendendo as mãos mas sozinho, não faria muita coisa pois necessitava das dele para fazer minha vida melhor. Surpreso, confidenciou : "perco a graça das pequenas coisas da vida porque espero as grandes chegarem antes". Fechei os olhos por uns segundo e seguido de um suspiro, proferi a mim: "jogo feito... ganhei o dia - transformei meu amigo mostrando o caminho". Dali para frente, a briga era com ele mas o primeiro passo ele havia entendido como é que se dava - foi pouco mas o bastante para aquele dia viver a vida ser melhor - sem mistérios.

Manoel - 15/11/2006 - 14;24h

Manoel
Enviado por Manoel em 15/11/2006
Reeditado em 24/11/2006
Código do texto: T292089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.