Escola... memória...LEMBRANÇAS

Cresci numa fazenda no interior de São Paulo. Minha classe era multisseriada e havia apenas duas salas com 1ª e 2ª séries, 3ª e 4ª séries, mas com todo o espaço que uma fazenda pode oferecer, porque aqui não existia a preocupação com muros, cercas, éramos livres para brincar e sermos crianças.

No entanto, também não tínhamos os livros a nossa disposição, mas sim, goiabeiras, mangueiras, gameleiras onde criávamos nossas fantasias e viajávamos com a nossa imaginação por lugares sonhados ou não.

Mas como toda criança que tem acesso a escola aprendemos que letras formam palavras, que formam idéias e criam cidadãos... mesmo que seja por um “Caminho Suave”, sem muita criatividade.

Foi assim que descobri que a leitura fazia parte do meu dia e do quanto eu queria mostrar o que sabia e que podia... foi assim que percebi que ler era crescer, perceber um mundo ao qual não conhecia... Então conheci Magda que me deixou escolher outro caminho além do suave. Foi então que conheci Cazuza1, minha primeira fantasia e que despertou em mim além da leitura o desejo de escrever.

Fui crescendo e ampliando meu mundo de leitura. Mundo que era cada vez mais fascinante... conheci a biblioteca, a pesquisa, o romance... e o Jademir com quem pude compartilhar os melhores momentos da leitura. Com ele, trocava idéias, possibilidades, vida... enfim percebemos que ler era vencer barreiras e fortalecer amizades.

Agora cresci, tornei-me uma educadora. E como não podia deixar de ser, Paulo Freire foi minha melhor leitura, pois com ele, aprendi que “O caminho se faz caminhando” e que educar é um ato de amor.

Tento enquanto profissional, despertar nas crianças, adolescentes e adultos com os quais troco experiências diariamente o desejo de ler, de sonhar, de conhecer o mundo através dos livros para que despertem dentro deles um mundo diferente e maior do qual conhecem, para que a vida lhes seja transformadora, pois “a vida que a gente quer depende do que a gente faz”2.

1- Livro de Viriato Correia

2- Frase retirado do livro “O melhor lugar do mundo”.

Vasalisa di Katé
Enviado por Vasalisa di Katé em 19/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2919120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.