SANTA BEATRIZ DA SILVA
                                                   (II)
 
 

Beatriz da Silva sobreviveu porque teria invocado a Virgem Maria que lhe apareceu. Em troca de sua salvação, pediu que ela fundasse uma Ordem religiosa que celebrasse o mistério da Imaculada Conceição. A rainha, muito arrependida, foi perdoada e a moça deixou a Corte, ingressando num Mosteiro em Toledo, onde viveu preparando-se junto com um grupo de monjas para a nova Ordem que planejava criar.
 
A difícil tarefa demandou muito tempo e só foi concluída com o apoio de outra rainha, Isabel, a Católica, filha daquela que a prendeu no baú para que morresse asfixiada. Enfim, em 1489 foi autorizada pelo papa Inocêncio VIII a Ordem da Imaculada Conceição, destinada unicamente à contemplação.
 
Três anos mais tarde Beatriz veio a falecer e logo ganhou fama de santa, sendo bastante cultuada pelo povo, embora tenha conseguido o título de beata somente no século XX.
 
Sua canonização se deu em 1976, quando o papa Paulo VI a declarou Santa.
 
Beatriz da Silva Menezes – nobre portuguesa e santa católica – nasceu em Campo Maior (Portugal), em 1424 e morreu em Toledo (Espanha), em 1492.






imagem:google