SANTA BEATRIZ DA SILVA 
                                               ( I )



Outro dia, no estacionamento onde costumo deixar o carro, vi a imagem de uma santa da qual nunca tinha ouvido falar: Santa Beatriz da Silva. Chamou-me a atenção por dois motivos: por ser minha xará e aparecer com sobrenome! Em geral nos referimos aos santos simplesmente pelo prenome, às vezes acrescido do seu lugar de nascimento. Santo Antônio de Pádua, Sto. Antônio de Lisboa... São Francisco de Assis... Sta. Terezinha de Lisieux...
 
Bem, mas esta Beatriz conserva o sobrenome, sabe-se lá por quê. Talvez por ter sido nobre. Seu avô materno, o Conde de Vila Real, era da linhagem de Ourém e Barcelos, remotos descendentes de D. Sancho I de Portugal. Seu pai lutou com bravura na tomada de Ceuta. Assim sendo, ela foi educada para a vida na Corte e se tornou dama da infanta Dona Isabel, Rainha de Castela e Leão (filha do infante D.João, filho de D.João I de Portugal). Era quatro anos mais nova que Beatriz.
 
Depois que se casou (em 1447) com João II de Castela e se tornou poderosa Rainha aos dezenove anos, Dona Isabel passou a criar intrigas na Corte, muitas vezes envolvendo sua ama e confidente. Por puro ciúme. Contam os relatos que Beatriz era lindíssima: «além de vir de sangue real, era mui graciosa donzela e excedia a todas em formosura e gentileza». Diz a lenda que a rainha não pensou duas vezes: prendeu Beatriz num baú!
 
Depois de três dias, ao notarem-lhe a ausência, a rainha questionada sobre o paradeiro de sua dama apontou o tal baú... Para espanto geral não encontraram nenhum cadáver...

A moça ali presa estava bem viva!

 
 



(Aguardem! Mais informações no próximo capítulo)



imagem:google