SURPREENDENTE.INIGUALÁVEL...ÚNICO.

Nada, em princípio, haveria de único na face do Planeta Terra. Tudo é relativizado. Nada é absoluto. Por exemplo, existe uma pessoa que se nomina INRI-CRISTO, e com essa titulação se apresenta na mídia, gerando apenas comicidade e deboche.Ninguém, como esse personagem apontado, que afirmasse que “Era o Caminho, A Verdade, A vida”, deixaria de ser taxado de louco.

Você é o Filho de Deus? Interrogou o Pretor Romano, “Você o disse”, respondeu Cristo. Seria o mais alto grau de loucura alguém se proclamar Filho de Deus, e por isso foi devolvido por Herodes com as vestes da loucura, amarelas, quando a ele encaminhado por Pôncio Pilatos para se livrar de exarar a sentença que entendia injusta.

Hoje é o dia do “Triunfalismo do Cristo”. De forma triunfal entrou em Jerusalém. Não, carregado em carro ornado de ouro, guardado por soldados ou seguidores ricamente vestidos, sugerindo força e poder. Entrou montado em um pobre jumento.

Sob o manto do ensinamento do respeito ao ser humano, à sua irmandade, chegou até alí pregando o amor incondicional. Esse o triunfo, do amor.

Não era o triunfo da arrogância, da dominação, da expropriação da liberdade, do desrespeito, da pretensão e da egolatria. Havia algo de totalmente inigualável, nunca visto, mesmo por quem O perseguiu, seu próprio povo, os judeus. E o credo de seu povo se acanhou na recusa da Nova Aliança, é minoria. E quem fala em nome de Cristo, mesmo de forma antagônica ao que Ele ensinou, explorando incautos e professando curandeirismo e mesmo estelionatos, cresceu, estranhamente...Seu nome abriga multidões....

Muitos foram célebres, pelas conquistas e ideias, pelo valor ou desvalor. Os que se notabilizaram pelo valor estão registrados, pela prática da bondade e do reconhecimento da dignidade humana, mas sem muito alarde, encontrados pelos que estudam e pesquisam.

É surpreendente, inigualável e único, que somente o Homem-Cristo ganhasse a projeção nos tempos como se vê, ninguém mais, Reis, Presidentes, Dignitários, Pensadores, Cientistas, Filósofos, Artistas de todos o níveis, NINGUÉM TEM A GRANDEZA DE SEU NOME NEM O RESPEITO DE TODOS PELO QUE ENSINOU. Ninguém alcançou tanto.Isso abraça a todos, letrados e iletrados, e note-se que Ele, era um judeu comum como reporta a história, quase sem meios de localizar-se os acontecimentos que O envolveram que geram contradições evangélicas.

E nada pôde construir ainda vivo, nem mesmo as “eclesias”, as pequenas comunidades católicas, já tinha partido para junto de seu Pai. Disse somente a Pedro, assinale-se, que o recusou três vezes, que fizesse construir fortemente suas ideias, e surgiu a Igreja de Cristo com todas suas vicissitudes, erguida, contudo, com denôdo e inteligência cultural e política a Igreja Católica pelo maior católico de todos os tempos, Paulo de Tarso, São Paulo.

Hoje é o dia desse triunfalismo que inicia a fase que irá se terminar no martírio sangrento de todos conhecido, violento, destinado aos mais baixos criminosos da época, a crucificação.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/04/2011
Reeditado em 18/04/2011
Código do texto: T2914409
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.