Qual o grau de miopia de um cego?

No dia em que a pessoa está aborrecida com alguma, aparecem mais motivos para aumentar o emputecimento. Cheguei em meu cantinho as 18 horas e mais um pouco, puto da vida.

Dia 15 consulta marcada as 14 horas para mais um episodio da novela minhas cataratas. Detesto chegar atrasado a compromissos. Lá estava eu antes do meio dia. Cinco pessoas encontrei ao chegar. As 13 horas houve a multiplicação dos olhos embaçados, 18 pessoas. As 14 horas 23 pessoas.

Fui atendido as 16 horas e 22 minutos. Apenas um pequeno contra tempo, nada para tirar alguém do sério. Ao ser chamado éramos 4 pessoas na sala, sendo que duas eram acompanhantes de pacientes. PACIENTE, poderia haver melhor designação para quem precisa de médicos?

Foi no atendimento que me emputeci. Mandou eu deitar, eu deitei. Colírio não dilatador. Lanterna de luz vermelha em meus olhos, uma caneta ótica para leitura de computador. Não vi a máquina mais escutei o ruído da impressora.

Levante e venha comigo. Fui. Sente e coloque o queixo. Feche os olhos sem apertar. Luz nos olhos fechados. Pode levantar. Vem comigo. Sente-se. O negócio é o seguinte.

Vou tentar resumir a conversa da MENINA comigo:

ELA/ Sua operação é de altíssimo risco. Foi constatado pela doutora fulana que seu olho direito tem miopia de -6graus. O senhor corre o risco de ficar cego depois de operado.

EU/ Não entendo doutora, como é possível constatar miopia num olho que tem catarata? Eu nunca usei óculos. Como é possível tal grau de miopia em tão pouco tempo?

ELA/ Nós não temos como saber como era sua visão antes da catarata, como testes feitos constatou-se -6graus de miopia em seu olho direito.

EU/ Ninguém me perguntou como eu enxergava antes da catarata. Estou dizendo para a senhora que não tinha tal miopia em meu olho direito. Mas o que me intriga é como é possível diagnosticar miopia num olho com catarata. Se eu colocar uma fita durex em seu olho a senhora vai enxergar coma mesma perfeição que enxerga agora?

ELA/ Senhor, veja bem, o senhor só conseguiu enxergar determinada letra com a lente tal em seu exame. O que significa miopia de -6graus.

EU/ Doutora eu já entendi o que a senhora quer dizer com operação de altíssimo risco. O que a senhora está fazendo é tentar limpar a barra da doutora que fez meus exames, e do cirurgião, caso eu venha a ficar cego depois da operação. Não aceito o diagnóstico de menos 6graus. Vou procurar segunda opinião.

ELA/ Vá a atendente e marque dia para consulta com o cirurgião. No dia marcado traga acompanhante, ele dilatará seus olhos para nova avaliação, e marcará dia da operação.

Bem. O caso é o seguinte. Muito provavelmente eu tenha feito papel de idiota, não sou oftalmologista. Mas estranhei muito esse menos 6 graus. E a menina doutora não me pareceu nada segura do que dizia.

Como é possível querer que eu enxergue qualquer coisa, a qualquer distancia, com a mesma nitidez de alguém sem catarata? Vou marcar a tal consulta com o cirurgião. Mas antes farei exames em outra clinica.

Voltei para casa muito putecido. Tomei banho e comi, estava com fome. Vim ao book alimentar minha vaidade lendo comentários. Entrei na página do grande escritor J.Estanislau Filho. Li seu texto SOU CONTRA. Danou-se. Fiquei mais puto ainda. Muito mais puto.

Ele diz ser contra a pena de morte de qualquer ser, pois viver é arte. Lembrei a ele a grande arte do assassino lá de Realengo, e a maravilhosa arte da enforcadora de Caxias, que fez uma bela instalação com o corpinho da menina Lavínia enforcada com cadarço de tênis.

Passa da meia noite, é sábado. Bom fim de semana.





 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 16/04/2011
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T2911749
Classificação de conteúdo: seguro