Como Tudo é Pequeno!

O planeta Terra é tão pequeno, tão insignificante. Uma bolinha azul, do tamanho de nada, se observada como uma parte de uma galáxia da dimensão da Via - Láctea. Nem precisa ser astrólogo para saber que diante da imensidão do universo, a terra é um pontinho perdido no espaço que se outro astro qualquer, por exemplo, o Sol, quisesse o esmagaria e o despedaçaria em questão de segundos com um só empurrãozinho. E nós assistiríamos nosso fim, pelas janelas de nossas casas, sem poder desfrutar de toda tecnologia que desenvolvemos ao longo do tempo para evitar tal catástrofe.

Eu fico pensando em nós: seres humanos que habitamos neste pequeno e frágil asteróide. Nós seres (i)racionais que subimos num pedestal e nos convencemos que somos auto-suficientes. Nós que humilhamos nossos semelhantes, que atropelamos tudo que nos impede de atingir nossos interesses. Nós que achamos que o dinheiro compra tudo. Nós que vivemos para cultuar nossos ídolos, nós que fechamos nossa cara para os necessitados. Nós que vivemos em média oitenta anos e trabalhamos boa parte desse tempo para manter-se no luxo, ou pelo menos no conforto. Nós que não respeitamos o meio ambiente, que transformamos nossas cidades num caos com nossas admiráveis construções, nossos belíssimos automóveis. Nós que colocamos no poder de nossa sociedade, homens que movidos por algum sonho individual, transformam em pesadelo a vida de tanta gente. Nós que derramamos tanto sangue nas guerras. Nós que sofremos por paixões passageiras. Nós que pensamos ser os donos do mundo.

Agora imagine o que seria da humanidade, que acha que pode tudo. O que somos diante de um universo tão grande? Se nosso planeta já nem é tanta coisa, pense ai em você, com seu mísero 1,70m. E de que valeriam nossas posses? Nossa superioridade diante de um grande corpo prestes a chocar-se com nosso mundinho? Às vezes, é tão difícil aceitar nossa pequenez. Talvez nessa hora, nós finalmente nos convenceríamos de que passamos a vida toda tendo noções erradas quanto ao tamanho das coisas.

Thuca kércia
Enviado por Thuca kércia em 15/04/2011
Reeditado em 13/01/2012
Código do texto: T2911382