NEM TUDO O QUE PARECE É

Navegando pela Internet, me deparei com essa frase no início de um texto: "Antigamente tinha uma propaganda de shampoo contra caspa que se chamava Denorex. O mote da propaganda era PARECE MAS NÃO É". Isso me fez pensar na diversidade cultural do mundo, uma vez que certos costumes têm conotações diversas de um país para outro.

Meu grande, enoooooorme sonho de consumo, é ter dinheiro para fazer uma tournê pelo mundo. Na real, como professora, isso se encaixa mais em pesadelo! Mas, imaginemos que eu acerte sozinha na mega sena. Uma parada em Dubai, iniciando um giro pelos países árabes. De repente avisto dois homens, felizes da vida, andando de mãos dadas. Deixo as Arábias e dou um pulo até a Rússia, onde homens beijam-se escancaradamente na boca! Sou salva pelo gongo, ou melhor, por meus conhecimentos de História! Senão, desavisadamente, pensaria estar em países totalmente homossexualistas! Na Turquia, peço informações a uma mulher e lhe agradeço fazendo o nosso tradicional gesto de OK com o polegar para cima. A mulher me sorri, me abraça e me sugere um local onde poderemos ficar mais a vontade! Socorro! Ela pensou que eu era lésbica porque, para os turcos, esse gesto é um convite para um encontro homossexual.

Ziguezagueando, já que meu dinheiro é infinito, vou até a Bulgária. Entro num restaurante, peço algo para comer, o garçom faz não com a cabeça e some sem dar explicações. Será que eu disse alguma besteira? Enrolei a língua e acabei falando um palavrão? Mas lá vem o garçom, todo sorridente e com o pedido em mãos. Acontece que na Bulgária os movimentos de cabeça do sim e do não são invertidos. Para dizer não, balançam a cabeça para cima e para baixo; para dizer sim, balançam-na para os lados. Ufa!

Retornando, mesmo sem muita simpatia pelos norte-americanos, resolvo por uma paradinha em New York City. Encontro um, até bem simpático, que me olha sorridente e faz um sinal, encostando a ponta do polegar na ponta do dedo indicador, formando um círculo. Pô, fui dar de cara exatamente com um médium por aqui? Será que ele adivinhou meu pensar sobre seu povo e está me mandando para aquele lugar? Vasculho meu baú e me vem à lembrança as campanhas eleitorais dos EUA, os filmes, os noticiários e vislumbro esse gesto como um OK, tudo bem! Ainda bem! Por um momento, pensei que ele estava me vendo como um camicase, me julgando uma ameaça a Casa Branca!

É, NEM TUDO O QUE PARECE É...

Giustina
Enviado por Giustina em 15/04/2011
Reeditado em 02/04/2014
Código do texto: T2910524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.